Acic conhece modelo de assinatura de Goiânia que inova transporte público

O presidente da CMTC (Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo) de Goiânia, Tarcísio Abreu, esteve na Acic na manhã desta quinta-feira para apresentar um modelo que se apresenta como opção de futuro ao transporte coletivo no Brasil. O pioneirismo de implantar o Passe Livre do Trabalhador, há pouco mais de um ano, já rendeu à capital de Goiás dois prêmios nacionais. Um deles pela inovação e outro por reduzir acidentes de trânsito envolvendo trabalhadores.

A solução implantada surpreende pela aceitação e pelos bons resultados. Até sindicatos, devido aos benefícios que traz aos trabalhadores, pedem para colocar o Passe Livre do Trabalhador nas novas convenções coletivas de trabalho. Um cartão de crédito e débito, de uso individual e intransferível com suporte de tecnologia de reconhecimento facial, é empregado pelo funcionário nos ônibus após a contratação por adesão do serviço pela sua empresa, por meio de assinatura.

A empresa paga um valor mensal por funcionário, inferior aos custos convencionais que tinha com o vale-transporte, e o trabalhador pode usar o cartão até oito vezes por dia, inclusive em feriados e fins de semana. Em apenas um ano, a utilização do modelo cresceu mais de 700%. Ao mesmo tempo em que incrementa o transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana (19 municípios), o Passe Livre retirou uma grande quantidade de motocicletas, principalmente, e veículos das ruas, com acentuada redução no volume de acidentes e óbitos.

O mecanismo de assinatura torna o transporte público da capital e RM de Goiânia mais atrativo, levando, consequentemente, à renovação da estrutura e também a gradual modernização da frota de ônibus, com início, no fim do ano, de uso de elétricos. “Já temos o terminal de passageiros urbano mais tecnológico do Brasil e o retorno disso é fantástico”, conforme Tarcísio. Ao incentivar que o trabalhador utilize mais os ônibus urbanos ele traz consigo outras pessoas, que também passam a entender os avanços que o sistema disponibiliza, conforme o presidente da CMTC.

A presidente da Transitar, Simoni Soares, e o prefeito Leonaldo Paranhos participaram da apresentação. Os dois concordam que o modelo é interessante e revolucionário e que, após uma ampla discussão e com a anuência de entidades e comunidade, ele poderá vir a ser empregado em Cascavel. Caso isso ocorra, de acordo com Simoni, então Cascavel seria a primeira cidade do País, apenas depois da criadora, a empregar esse formato. “Vocês têm uma ótima infraestrutura aqui e, inclusive, em alguns aspectos estão na nossa frente, a exemplo dos ônibus elétricos”, apontou Tarcísio. O sistema de assinatura, uma tendência em várias áreas, foi elogiado pelo presidente da Acic, Siro Canabarro.

Legenda: Apresentação do modelo que é sucesso em Goiás foi apresentado na Acic