A Acic, em parceria com a Amac (Associação de Mães
de Autistas de Cascavel) e o Caut (Centro de Apoio de Convivência e Defesa dos
Direitos dos Autistas de Cascavel) desenvolvem campanha de informação sobre a
inclusão do autista e de suas famílias no comércio. “Obrigado a todos que se
integram a nós nessa ação tão importante”, destaca a vice-presidente para Assuntos
da Educação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, a professora
Silvana Borghelot Cordeiro. O encontro contou com a presença também do diretor de Núcleos da Acic, Fernando Maia.
Nesta semana, Silvana participou de reunião do
Núcleo Setorial de Recursos Humanos e falou aos profissionais sobre alguns dos
conceitos centrais da campanha. Ela informou sobre o que é autismo – distúrbio do
neuro-desenvolvimento que atinge principalmente as áreas da comunicação e da
interação social que faz com que a pessoa tenha interesses restritos. O autista não tem traços físicos diferenciados, com exceção do
autista com outras síndromes. “Em percebendo o comportamento singular, é
importante oferecer o devido acolhimento”, segundo Silvana.
A vice-presidente para Assuntos da Educação
informa que para melhorar a experiência do autista e de sua família no comércio
alguns cuidados são importantes, como evitar som alto, evitar o toque, estar à
disposição e ter atenção à acessibilidade. A Acic produziu peças para mídias
sociais, produziu matérias para a imprensa e portais de notícias e também
produziu, com o auxílio de especialistas, um vídeo detalhando o assunto. O
material é indicado a empresários, gerentes e a colaboradores de empresas.
Acessá-lo é fácil, basta clicar no link
Legenda: Silvana em encontro com profissionais de
Recursos Humanos
Crédito: Assessoria