Franqueadores decidem criar núcleo com metodologia do Empreender

O setor de franquias no Brasil é um dos mais avançados do mundo, com representantes em diversas áreas, modelos de negócios e tamanhos, além de regulamentação sólida.

Nesse contexto, as empresas franqueadoras enfrentam desafios específicos no crescimento por meio de unidades franqueadas, abrangendo tecnologia, gestão de pessoal, desenvolvimento de equipes, regulamentação e acesso a crédito.

Buscando soluções para esses desafios regionais, empresários de Cascavel acabam de se reunir para formar um núcleo setorial seguindo a metodologia do Programa Empreender da Acic, com 25 anos de tradição e bons resultados.

Fernando Maia, diretor de Núcleos da Acic, enfatiza a importância de unir esforços e focar em sinergia e planejamento para fortalecer o setor. "É determinante unir forças e, com a correta orientação, buscar os avanços esperados", afirma ele.

A elaboração do planejamento estratégico do grupo ocorrerá no dia 27 de setembro. Durante essa etapa serão trabalhados  aspectos centrais de interesse do grupo e reunidos elementos comuns para soluções que atendam a diversos segmentos de empresas.

Gerson Grassia, consultor do Programa Empreender da associação comercial, destaca a complexidade desse processo, dada a variedade de empresas envolvidas. "O Empreender conta com muitos recursos que, bem trabalhados, trarão as respostas que o grupo espera ter. Então a decisão de criar o núcleo é das mais acertadas", afirma Grassia.