Notícias


Imagem Notícia

Acic apoia a Agosto Lilás, ação que amplia combate ao feminicídio

Diretora da Acic, Rose Petzold, participou do evento de lançamento do movimento em Cascavel

Autoridades e representantes das mais diferentes forças organizadas de Cascavel participaram, nesta semana, do lançamento oficial do movimento Agosto Lilás. A finalidade dessa ação é o combate ao feminicídio e à violência doméstica contra mulheres.

Várias regiões do Brasil intensificam mobilizações contra essa forma de violência, que cresceu muito nas últimas décadas. Apenas em Cascavel, nos primeiros seis meses deste ano, 1,5 mil casos de violência doméstica foram registrados. “É necessário informar e agir para evitar situações tão lamentáveis contra mulheres e indefesos”, diz a diretora da Acic, Rosemeri Petzold, que representou a associação comercial no lançamento da campanha.

Além de vidas marcadas pela perda ou pela violência, esses crimes deixam outras vítimas, as crianças de mulheres assassinadas. Por meio do movimento Agosto Lilás também é lançado projeto de lei para dar auxílio financeiro aos órfãos do feminicídio. É o Nossos Filhos. A bolsa destinada aos tutores dessas crianças será de R$ 1,3 mil para até três filhos. E em caso de quatro crianças, ou mais, o valor sobe para R$ 2,6 mil. O pagamento da bolsa será feito durante 12 meses.

"Normalmente quando acontece esse tipo de crime, essa tragédia, as crianças ficam e são atendidas por uma tia, uma avó, que às vezes não estão preparadas financeiramente para atendê-las. Com essa bolsa, a gente não vai resolver o problema, mas minimizar outros, dando essa renda para sustentar as crianças", diz a primeira-dama de Cascavel, Fabíola Paranhos. O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, destaca que o benefício eventual é um marco para o município em se tratando de políticas públicas voltadas para a mulher, mas ressalta que o foco sempre será a prevenção.

Legenda: Rose, diretora da Acic, destaca importância de combater a violência contra mulheres e indefesos

Crédito: Assessoria

Voltar