Notícias


Imagem Notícia

Acic integra comitiva que busca juizado de violência doméstica

A Acic foi uma das entidades representadas em comitiva formada por líderes e representantes políticos e comunitários de Cascavel e que esteve, nesta semana, em Curitiba, para reunião no Tribunal de Justiça do Paraná. A associação comercial foi representada pelo seu diretor Jurandir Parzianello, vice-presidente para Assuntos de Desenvolvimento Regional, que também representou a OAB.

A finalidade do encontro foi apresentar à presidência do Tribunal de Justiça uma reivindicação prioritária para resolver as demandas envolvendo violência contra mulher, crianças e idosos. A atual estrutura (apenas um juizado especializado) conta com uma magistrada, uma promotora e equipe do cartório) e não dá conta da excessiva e crescente demanda, o que acaba gerando prejuízo aos direitos dos jurisdicionados.

Diante desse tema envolver mais de dez mil casos em andamento, fora inquéritos e boletins de ocorrência, após ter ciência da demanda, prontamente a diretoria da Acic passou a apoiar essa pauta. Segundo o presidente Siro Canabarro, a situação merece atenção da entidade pois isso afeta milhares de lares, com crianças, mulheres e idosos vítimas de violência sem a necessária resposta eficiente do sistema de Justiça. “É legítimo o pleito que passamos a apoiar integralmente”.

“Além de buscar sensibilizar o Tribunal de Justiça, demonstramos a necessidade de prioridade na análise e solução para o tema, pois milhares de famílias são impactadas pela falta de respostas ágeis, inclusive com muitos casos prescrevendo. Isso afeta o psicológico, o trabalho e todas esferas da vida das vítimas e suas famílias, de forma indireta toda sociedade, merecendo uma solução adequada, que entendermos ser a criação de mais uma Vara Especializada para dar conta das demandas de violência doméstica da comarca”, afirma Jurandir.

Legenda: Líderes de Cascavel que foram à capital pedir o juizado especial

Crédito: Assessoria

Voltar