Com R$ 222,14, Cascavel terá maior tíquete para compras ao Dia dos Pais

Cascavel deverá ter o maior tíquete médio de compras ao Dia dos Pais do Estado. É o que indica pesquisa Faciap/DataCenso que ouviu, de 10 a 13 de julho, 605 consumidores de sete polos regionais do Paraná. O valor médio de compras do cascavelense deverá ser de R$ 222,14 contra a média estadual de R$ 206,83. O segundo maior tíquete deverá ser o de Londrina com R$ 219,83, seguido do de Guarapuava com R$ 215,41, Maringá com 204,75 e Ponta Grossa com R$ 189,05.

A pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná foi feita, em mais de 50% dos ouvidos, com mulheres na faixa etária de 26 a 35 anos. A renda familiar predominante no estudo fica entre R$ 2.641 a R$ 6,6 mil. Oitenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que pretendem comemorar a data, que neste ano será oficialmente lembrada no próximo domingo, 13 de agosto, com almoço ou jantar em família. Desses, 12% disseram que vão a algum restaurante.

A aferição apurou também os motivos de escolha do presente. Segundo 47% dos ouvidos, o que determina a decisão é a necessidade ou o desejo manifestado pelo pai por algum item em específico. Setenta e cinco por cento disseram que pesquisam preços antes de comprar e 69% estão atentos e optam pelo melhor custo-benefício. A preferência em presentes é a seguinte: 46% roupas, 23% calçados, 17% perfumes, 10% bebidas, 9% artigos esportivos e 6% aparelhos eletrônicos.

Dos 605 entrevistados, 65% disseram que vão comprar em lojas de rua (43%) e shoppings (22%). Outros 30% buscarão o produto desejado na internet. A escolha pela internet traz alguns fatores considerados importantes pelos consumidores: agilidade e facilidade na compra e tempo de entrega e logística. A metade dos paranaenses dos sete polos regionais aferidos diz que vai gastar com o presente o mesmo que no ano passado, outros 30%, no entanto, afirmam que vão adquirir produtos mais caros.

Legenda: Dia dos pais é uma das melhores datas do ano para o comércio