Inovação aberta acelera processos e potencializa resultados na empresa

Diretores de algumas das maiores empresas de Cascavel participaram do lançamento oficial do Open Innovation na manhã desta quinta-feira, na Acic. Organizado pelo Sebrae, Fundetec, Acic e Sicoob Credicapital, o evento mostrou aspectos da inovação aberta, modalidade de parceria capaz de acelerar os processos de inovação e a potencialização de resultados na empresa.

“A inovação é um caminho sem volta e se aliar a ela é uma estratégia imprescindível”, observou o gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein. “Aliar uma grande empresa, já consolidada no mercado, à criatividade das soluções das startups é uma realidade cada vez mais comum em todo o mundo”, pontuou o presidente da Acic, Siro Canabarro. Alcione Gomes, presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, lembrou que as parcerias, independentemente do seu formato, sempre são bem-vindas.

O consultor do Sebrae, Osvaldo Brotto, lançou algumas reflexões aos presentes: como vai estar a sua empresa daqui a cinco anos?, como ela estará em termos competitivos na comparação com seus concorrentes e como estarão os seus produtos e serviços diante das novas exigências e expectativas de um consumidor e um mercado em constante mudança?.

Osvaldo disse que as empresas têm duas decisões à sua frente: se querem ou não crescer. Caso a resposta seja positiva, então ela precisa inovar. A inovação está em novos produtos, processos, serviços, habilidades da equipe e em novas formas de organização. Ela pode ser incremental (mercado atual), de busca de novos clientes (novos mercados) e disruptiva (novas oportunidades) e todas exigem o seu tempo para acontecer.

Case

O presidente do Iguassu Valley e vice de Inovação da Acic, Jadson Siqueira, destacou o papel indispensável de um ecossistema, no qual todos ganham se jogarem juntos. Ele deu exemplos de sucesso de inovação disruptiva, alcançado principalmente com a utilização da inovação aberta e de suas possibilidades. “É preciso saber para onde ir e como chegar lá e, para isso, contam muito a estratégia empregada e a definição dos parceiros”.

Diego Ferro, da Eucatur, apresentou o case de um grupo formado por mais de 70 empresas. A relação dele com a tecnologia é intenso e os resultados possíveis são muito bons. Com 60 anos de atividades, o grupo conta com comitê e núcleo de inovação. Diego explicou o processo de uma ideia à colocação de um novo produto no mercado. Ele falou de spin-offs derivadas de negócios da empresa, de ideias geradas com a ajuda de colaboradores e da aplicação das inovações aberta e fechada. Atualmente, a Eucatur é a 19ª empresa mais inovadora do País.

Osvaldo falou aos diretores das empresas presentes sobre o cronograma de atividades, de adesão e inserção à inovação aberta, a partir de agora. “As interessadas em percorrer esse caminho observarão o seguinte cronograma: diagnóstico em setembro, e execução de outubro de 2023 a agosto de 2024. Os presentes foram então convidados pelo presidente da associação comercial a conhecer o AcicLabs, aceleradora e hub de inovação da entidade.

Legenda: Atividades foram realizadas na manhã desta quinta-feira