Empresários de Guarapuava conhecem sistema de organização do Oeste do PR

Empresários de Guarapuava, na região Central do Estado, estiveram nesta quinta-feira em Cascavel para conhecer mais sobre o processo de organização do Oeste do Paraná. Eles foram recepcionados na associação comercial pelos presidentes do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) Rainer Zielasko, da Acic Siro Canabarro, da Caciopar Lucas Ghellere e do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) Alci Rotta Júnior.

“Viemos entender como o Oeste se organiza, une suas pautas e articula suas ações. Estamos animados com o que ouvimos e essa experiência certamente trará bons frutos à nossa região”, diz o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Claudinei Pereira. Rainer informou sobre o processo de criação do POD, força que concentra mais de 60 entidades que, juntas, lutam por avanços estruturais e logísticos. Por meio de câmaras técnicas, o POD agrega informações e indicadores que fortalecem o trabalho.

Rainer deu como exemplo a conquista, pela região e pelo Paraná, de novo status sanitário, livre de aftosa sem vacinação, que abriu as portas do mundo para carnes de gado e de suíno produzidas aqui. Um dos dilemas encontrados é como enfrentar a falta de mão de obra, já que há mais de 12 mil vagas em aberto. Atento a isso, o POD inovou ao criar fórum sobre empregabilidade e grupo de trabalho focado em ações para, gradualmente, reverter esse quadro. “A união é a resposta para os problemas. Sozinha, cada entidade busca atender o seu interesse e fica mais difícil avançar”, segundo o presidente.

Inovação

O presidente da Acic, Siro Canabarro, falou da entidade e da importância da inovação para a solução das mais diferentes demandas. Entidade com 4,2 mil associados, a Acic promove mudanças contínuas para se manter atualizada e conectada aos novos tempos. “Assim fizemos com a criação de oito novas diretorias, com a implantação de uma aceleradora e hub de inovação e, ao lado de outras entidades, com a implantação do G8, que soma sua representatividade para refletir e encontrar respostas a objetivos comuns”, conforme Siro.

O presidente do Iguassu Valley, Jadson Siqueira, abordou sobre a estruturação de um ecossistema de inovação hoje referência para o Brasil. Oriundo de um núcleo setorial criado em 1999, o Iguassu Valley alcança vários municípios e com uma metodologia simples amparada na união promove diálogos e atitudes capazes de ligar empresas e empreendedores a uma nova era de oportunidades. “O diálogo amistoso e construtivo é imprescindível para vencer desafios e trabalhar de maneira conjunta por resultados que beneficiem a todos”, citou Jadson, que falou de inúmeros projetos que o Iguassu Valley desenvolve.

Caciopar

Por sua vez, o presidente da Caciopar, Lucas Ghellere, comentou sobre as contribuições do associativismo empresarial para o contínuo processo de expansão dos indicadores do Oeste. A coordenadoria, criada em 1976, reúne 46 associações comerciais que compartilham o melhor em informações e soluções para as suas mais de 20 mil empresas associadas. Recentemente, a Caciopar, em parceria com o POD e Acic, realizou um fórum inédito para debater os principais gargalos do Oeste, principalmente nas áreas de infraestrutura e agronegócio.

O Codesc é uma entidade constituída por 65 forças locais organizadas e a missão dele é pensar o futuro de Cascavel. “É amadurecer leituras do que queremos para o futuro e o que deve ser feito desde agora para que esse planejamento se concretize, abrindo oportunidades e melhorando a qualidade de vida”, pontuou o presidente do Conselho Alci Rotta Júnior. Em seguida, os empresários de Guarapuava foram convidados para conhecer mais da estrutura da Acic e da AcicLabs.

Legenda: Encontro nesta quinta-feira na Sala Paraná, na Acic, em Cascavel