Notícias


Imagem Notícia

Israel ensina sobre superação, educação e poder da inovação

Israel é a antítese do gigante e cobiçado Brasil. Seu território é minúsculo, seu solo é pobre e seus recursos naturais são escassos. Se não bastasse tudo isso, o país está cercado por inimigos ferozes e determinados. O povo e o governo de Israel aprenderam, com as duras lições da história e constantes ameaças que enfrentaram, a transformar dificuldades e limitações em combustível para o sucesso e conquistas.

Esses são os principais aprendizados que um grupo de 22 empresários de municípios do Oeste do Paraná trazem de visita a esse pequeno país do Oriente Médio. Empresários, Ceos e líderes de empresas e instituições de renome da região tiveram a chance de ver e entender melhor como Israel e o pensamento do seu povo funcionam. A educação de fato, e não de palanque, transformou-se em passaporte para um país mundialmente reconhecido e admirado como meca da inovação.

No roteiro organizado pelo empresário Carlos Guedes, da Nexu´s em parceria com o Instituto de Liderança de Israel, esses líderes retornam ao Oeste fascinados e com a cabeça cheia de ideias. Porém, retornam também ainda mais intrigados com o Brasil, o país abençoado que, em função de inúmeros interesses e limitações, não consegue externar o seu enorme poder e capacidade de crescimento e compartilhamento de prosperidade. Acompanhe, a seguir, alguns depoimentos de integrantes da missão internacional que visitou empresas, instituições de ensino e órgãos públicos:

Israel é um país verdadeiramente notável. Fiquei impressionado com o compromisso com a educação e a notável proficiência em inglês, além do gigantesco conhecimento científico. Esse investimento resultou em um desenvolvimento tecnológico e científico significativo, evidenciado pelos vários prêmios Nobel conquistados pelos cientistas israelenses vinculados a universidades. Esse vasto conhecimento e fluência em inglês atraíram empresas globais para os parques tecnológicos israelenses.

Siro Canabarro

Presidente da Acic e CEO da Tecinco Tecnologia

--

Israel é um país novo e muito pequeno que teve que se reinventar inúmeras vezes. Fez da educação seu principal motor passando a exportar conhecimento científico para todo o mundo. Com o mesmo tamanho do Oeste do Paraná, seu PIB é 31 vezes maior que o da nossa região.

Jeferson Klein

Diretor de Pesquisa da Biogenesis

--

Para além de fazer da inovação seu principal diferencial competitivo, as soluções desenvolvidas em Israel têm impactado em um dos temas mais relevantes para a humanidade: a paz mundial.

Clédio Roberto Marschall

Superintendente Administrativo Financeiro da Lar

--

Israel é um país admirável, sobretudo por ter um território tão pequeno e tão próspero. Quando no Brasil fazemos aquele “discurso fácil” de que a educação é o mais importante ativo para uma nação, aqui em Israel, em vez do discurso, esse compromisso é colocado em prática de forma constante e profunda e, em minha opinião, isso é o que faz a diferença aqui. O restante, entendo ser apenas o reflexo. Fizemos visitas importantíssimas e que nos inspiraram muito.

Gilson Luiz Anizelli

Superintendente da Cotriguaçu Cooperativa Central

--

O que mais me chamou atenção foi a educação empreendedora voltada para a geração de conhecimento aplicado e o desejo em solucionar problemas com foco em melhorar a qualidade de vida da humanidade de forma simples e eficaz.

Rogerio Aver

Gerente de TI - Coopavel

--

Israel tem aplicado com maestria a velha máxima que a necessidade é a mãe da inovação, um país com tanta escassez de recursos básicos que soube produzir conhecimento para além de resolver esses problemas de também agregar valor ao seu PIB pela produção de propriedade intelectual.

Claudecir Antonio dos Santos

Gerente P&DI - Pesq. Desenv. e Inovação Frimesa

--

Israel transformou seus principais desafios em propulsores do seu desenvolvimento. Uma nação com dificuldades em questões básicas, como segurança e escassez de água, desenvolveu tecnologias de altíssimo nível, transformando sua economia e qualidade de vida.

Augusto Cesar Stein

Gerente Regional Oeste Sebrae-PR

--

Muitos veem Israel como um local de turismo religioso, enfrentando os desafios de uma guerra constante por seus territórios. Mas além desses pontos, Israel é um país extremamente inovador, que identifica suas necessidades e aplica soluções inovadoras de forma invejável. Nesse sentido, destaca-se o intenso investimento em ensino e tecnologia, na busca implacável de se proteger. O grande diferencial do pensamento israelense é não olhar tanto para suas necessidades, mas sim para as necessidades da nação como um todo.

Murilo Henrique Brunetto

Diretor de Marketing e Expansão Grupo Brunetto

--

Conhecer a cultura empreendedora de Israel nos motiva e impulsiona a mergulhar em conhecimento. Fica claro que o foco e o trabalho integrado para solucionar os problemas da humanidade é empreender em inovação para melhorar a vida das pessoas.

Marcos Frazão

Friolog Armazenagem e Logística

--

Israel é terra de energia positiva. Seus principais líderes entenderam que o modelo de sucesso e prosperidade de uma Nação está ligado com a maneira de pensar e agir dos seus cidadãos. Investiram em modelos de educação e capacitação que levaram à formação de profissionais diferenciados em várias áreas, principalmente engenharia. Souberam transformar desafios em oportunidades. Desenvolveram soluções para problemas complexos do mundo, como falta de água, medicina, alimentação e segurança cibernética. 

Dirceu Soligo

Gerente de Negócios Voe Mundo Viagens

--

Vir a Israel é sempre um exercício de criar senso crítico das futuras possibilidades e crer no ser humano. Todas as soluções que encontramos aqui reforçam a fé em um mundo melhor.

Guido Bresolin Júnior

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital

--

Israel, apesar de sua pequena extensão territorial e população, tem um ecossistema empreendedor vibrante, com uma cultura que valoriza o pensamento criativo, o empreendedorismo e a resolução de problemas complexos. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento não param, envolvendo professores e alunos na criação de startups de impacto global. Outro fator-chave é o alto nível de educação e especialização técnica da população israelense, com universidades de renome para formação de talentos em ciência e tecnologia. A imigração altamente qualificada também contribuiu para a diversidade de ideias e conhecimentos. Além disso, o serviço militar obrigatório em Israel promove a formação de habilidades técnicas e de liderança entre os jovens, que posteriormente seguem suas carreiras nas indústrias de alta tecnologia. Tudo isso junto faz a diferença permitindo que o país se torne uma potência na ciência, tecnologia e Inovação.

Hugo Alexandre Souza Ribeiro

Gerente de Inovação Constel Tecnologia (representando Copacol)

--

Toda inovação parte de uma necessidade. Segurança, paz e prosperidade é o que move as pessoas que aqui vivem (Israel). Israel, um país pequeno, do tamanho do Oeste do Paraná, que não possui nenhum rio, riquezas naturais nem solo muito produtivo. Mas que conseguiu unir a população patriota em um único foco: prosperidade como povo e nação. Há mais de duas décadas muito tem sido o investimento em educação e inovação focada em resolver problemas locais, mas que também são desafios de muitos países. Produtos com alto valor agregado, de alta tecnologia. Produtos que olham não apenas para o presente, mas também para o futuro. Produtos focados em sustentabilidade e qualidade de vida. Levo comigo o reforço que o Brasil tem todos os atributos para sermos maiores do que já somos. Precisamos apenas fortalecer alguns ingredientes que já estamos cultivando: educação, empreendedorismo e inovação. E o Iguassu Valley deve ter o compromisso de fortalecer esses ingredientes.

Leandro Scalabrin

CEO Grupo SWA

--


Voltar