Método do Empreender estrutura áreas de atuação da região Centro-Norte

Com a decisão de criar um núcleo territorial, os bairros da região Centro-Norte de Cascavel contarão com o suporte de um método de sucesso para estruturar ações em formatação pela associação de moradores. O alinhamento central nessa direção aconteceu na noite de segunda-feira, 26, em encontro com a participação de cerca de 60 pessoas na Escola Municipal Teotônio Vilela, no bairro Canadá. A região do novo núcleo é abrangida pelos bairros Canadá, Cancelli, Country e arredores.

Inicialmente, o Programa Empreender da Acic auxiliará a associação do bairro a estruturar grupos de trabalho nas seguintes áreas: cidadania, mulheres, jovens, terceira idade, artesanato, cultura, empresarial, segurança, esporte, educação, saúde, meio ambiente, construção civil e urbanismo, comunicação, desenvolvimento pessoal, planejamento estratégico, tecnologia e inovação e organizações sociais.

Com a criação dos grupos começa a estruturação do trabalho de cada um. “Ficamos felizes em poder contribuir com uma iniciativa tão interessante e que trará avanços às comunidades alcançadas”, destaca o diretor de Núcleos da Acic, Fernando Maia. “Com essa orientação, temos certeza de em breve colher bons frutos à nossa comunidade”, diz o morador Cleverson Adamanczuk.

A consultora do Empreender, Cristiane Hickmann, observa que em um primeiro momento os trabalhos seguirão de maneira uniforme. Todavia, à medida que os processos estiverem em consolidação e os resultados começarem a aparecer então haverá divisão de funções. O que se conecta à parte empresarial e de empreendedorismo será atribuição do núcleo territorial e assuntos estratégicos nas áreas da segurança pública e infraestrutura, por exemplo, terão como fórum a associação de moradores.

Desde 1998

O Programa Empreender foi adaptado à realidade brasileira a partir de um projeto de sucesso em países da Europa, principalmente a Alemanha. Por meio dele, empresários de um mesmo ramo ou de uma mesma região geográfica, no caso dos núcleos territoriais, formam grupos para debater sobre dificuldades, necessidades e de como buscar soluções para vencê-las. A Acic foi a primeira no Paraná a aderir, a partir de 1998, e nela nasceu o primeiro núcleo setorial do Estado, o Moveleiro.

Legenda: Encontro na noite de segunda decidiu pela criação do núcleo e formação dos grupos de trabalho