Paraná lança edital a empresas que buscam pesquisa e desenvolvimento

O Governo do Paraná recebe até o dia 20 de junho formulários de empresas que tenham demandas a solucionar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. O Programa Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná beneficiará empresas de todos os portes que tiverem sua solicitação aprovada por comitês especialmente formados e que entendam a importância da solução do problema apresentado.

A finalidade do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é apoiar projetos de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios, organizações, instituições científicas, tecnológicas e de inovação. As empresas interessadas em participar devem preencher formulário no https://www.seti.pr.gov.br/ugf/atos-administrativos/formularios (2.1. Formulário sem Contrapartida – Plano de Trabalho e Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros).

Depois disso, a proposta deve ser encaminhada, por e-mail, ao endereço ageuni@seti.pr.gov.br  para análise prévia e enquadramento técnico/financeiro da Seti/UEF. “A Acic tem quatro mil empresas filiadas e há entre elas muitas que demonstram interesse em avançar nas áreas de desenvolvimento e pesquisa. Por isso, entendemos essa como uma boa oportunidade nessa direção”, destaca o presidente da associação comercial, Siro Canabarro.

R$ 20 milhões

O governo estadual vai atender à solicitação de projetos no valor máximo de até R$ 20 milhões. Para poder receber subsídios por meio do edital, a demanda apresentada precisará ser aprovada por comitês que analisarão, tecnicamente, a viabilidade de investir recursos na solução daquela demanda, observa o executivo da AcicLabs, hub de inovação da Acic, Sérgio Altavini. Caso a solicitação seja considerada relevante, então a Unioeste será acionada para buscar meios de resolver ao desafio apresentado.

Cada empresa poderá, caso o pedido seja aprovado, ter acesso ao valor de até R$ 600 mil. A solução deverá ser encontrada em prazo de até dois anos, com prorrogação por seis meses. O resultado final das avaliações, com o anúncio das solicitações subsidiadas, será no dia 22 de setembro. Áreas que serão contempladas: agricultura e agronegócio, biotecnologia e saúde, energias sustentáveis/renováveis, cidades inteligentes, e sociedade, educação e economia.

Os desafios devem ser alicerçados em duas condicionantes: a) Transformação Digital (política de transformação digital bem estruturada, que consiga prever as consequências da sua implantação, minimizando aspectos negativos e maximizando aspectos positivos); e b) Desenvolvimento Sustentável (implementação de políticas públicas que assegurem engajamento e articulação dos públicos de interesse em torno do desenvolvimento sustentável),

Mais sobre o edital

Pontos importantes edital Ageuni 2023: é exclusivo para Pesquisa & Desenvolvimento; cada demandante poderá enviar apenas uma demanda; na Fase 1, apenas o Anexo I do edital deverá ser preenchido pelo demandante; não há obrigatoriedade do demandante ter alguma parceria, seja com universidades ou outros; apesar da não obrigatoriedade de contrapartida financeira por parte do demandante, se faz importante avaliar essa possibilidade, pois o problema para o qual o demandante está buscando solução, precisa ser relevante, não só para a empresa, mas o impacto positivo que tal solução proporcionará regionalmente.

Os documentos comprobatórios de tamanho da empresa e de elegibilidade precisarão ser encaminhamos, salvo alteração no edital, mas que ainda não foi feita; importante também a indicação, por parte do demandante, da sua equipe que estará junto na execução do projeto; o recurso a ser liberado para os projetos aprovados não vai para a conta do demandante. Será elaborado, posteriormente um Plano de Trabalho e Plano de aplicação dos recursos, que serão geridos e executados pela Fundação de Apoio da Unioeste. A elaboração desses planos se dará somente na Fase 2.