Cascavel formata case de sucesso no segmento da inovação aberta

AcicLabs, Sebrae e Fundetec uniram forças, há um ano, para desenvolver um projeto inédito com grandes empresas do município. Marcas de expressão foram convidadas a participar de uma ação para estimular a Inovação Aberta (Open Innovation), modelo no qual empresas de tecnologia colocam-se à disposição para cooperar com outras interessadas em encontrar soluções inovadoras para demandas do seu negócio.

A Eucatur observou todas as etapas do projeto e se transforma em um case nacional de Open Innovation gerado a partir de Cascavel. Foram mais de sete meses de atividades na busca de ideias e soluções aos mais diferentes desafios internos apresentados pela empresa. Os trabalhos foram realizados em Cascavel e, paralelamente, em Ji-Paraná, em Rondônia. Lá, as atividades foram realizadas de forma remota e também presencialmente com a participação de consultores do Sebrae. A primeira fase da parceria acaba de ser concluída e o diretor da Eucatur, Assis Marcos Gurgacz, afirmou estar impressionado com o trabalho e a qualidade das respostas dadas às demandas apresentadas.

O encerramento contou com as presenças também do gerente da Regional Oeste do Sebrae, Augusto César Stein, do consultor da área de Inovação Aberta do Sebrae Osvaldo Brotto, do diretor da Fundetec Rafael Amaral e do executivo da AcicLabs (aceleradora e hub de inovação da Acic), Sergio Altavini. Com os bons resultados alcançados, agora os representantes das entidades parceiras passam a definir o segundo ano de realização do projeto em Cascavel.

Legenda: Assis Marcos se disse surpreso com a qualidade das soluções apresentadas