GPTW/Acic certifica qualidade do ambiente de trabalho de 9 empresas

Diferente do que muitos podem pensar, para a maioria dos colaboradores o principal diferencial de uma empresa não é o quanto ela paga nem os benefícios que oferece. E sim a oportunidade de crescimento, a qualidade de vida e o alinhamento de valores, considerados fundamentais por colaboradores de empresas participantes de pesquisa da GPTW, o Great Place To Work, uma das maiores e mais reconhecidas certificadoras do mundo na especialidade de aferição da qualidade do ambiente de trabalho. Essa foi uma das informações apresentadas na manhã desta sexta-feira, na Acic, durante o anúncio das empresas laureadas na quinta edição de parceria da GPTW com a associação comercial.

A cerimônia de anúncio e certificação foi comandada pelo embaixador do GPTW no Brasil e diretor no Paraná Hilgo Gonçalves e pela represente da Great Place To Work no Oeste do Paraná Andréa Girotto. A solenidade, prestigiada pelo presidente da Acic Genesio Pegoraro, foi acompanhada por diretores e executivos de empresas ligadas à Associação Comercial e Industrial de Cascavel. “Mais uma vez essa parceria é um sucesso, resultado de uma metodologia séria, confiável e aprovada em todo o mundo. Parabéns aos certificados”, disse Genesio, lembrando que valores observados por essas empresas, e tão caros junto ao seu corpo de colaboradores, é imprescindível para a formação de boa imagem junto aos mais diferentes públicos.

Pessoas no centro

Com 50 anos de experiência profissional, Hilgo Gonçalves disse que o segredo do sucesso das empresas está em colocar as pessoas no centro de suas gestões. E ele deu um recado aos colaboradores: “Seja o centro, o protagonista de sua história”. Todos os dias, segundo ele, o colaborador e o cliente devem ser prioridade da empresa. O índice geral da pesquisa, referente a 2022 junto a empresas filiadas à Acic, foi de 87% de satisfação. “É bom lembrar que quem responde ao questionário com 63 questões, sigilosamente, é o colaborador. Portanto, é ele quem coloca a empresa em destaque”, afirmou Hilgo.

Cinco pontos são aferidos no processo: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. O orgulho de pertencer àquela empresa ou organização ficou em primeiro lugar, com 89% de aprovação. “Realizada em 97 países, a pesquisa do GPTW mostra que investir em qualidade de ambiente de trabalho é uma estratégia importante para reter bons talentos”, afirma a consultora do Great Place To Work Mirella Dias.

As certificadas

Durante o evento, que marcou também o início de inscrições à sexta edição do prêmio da parceria entre GPTW e Acic, foram anunciadas as empresas certificadas de 2022. São elas: de 10 a 29 colaboradores Grupo Enova Service; 30 a 99 Construtora Saraiva de Rezende, Cresol Cascavel e Sovis Serviços em Tecnologia da Informação; 100 a 999 Cotriguaçu Cooperativa Central, Aliare, Grupo Open e Sicoob Credicapital, e acima de mil colaboradores a certificada é o Festval – Cia Beal de Alimentos.

Legenda: Diretores da Acic e GPTW com representantes das empresas certificadas