Pesquisa estadual aponta preferência do consumidor para o Dia das Mães

Pesquisa estadual contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) aponta a expectativa dos consumidores paranaenses para as compras neste Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, dia 14.

A expectativa de vendas neste ano mantém-se estável em relação ao Dia das Mães do ano passado. Um dos motivos seria a preocupação do consumidor com os rumos da economia, aponta a pesquisa.

O estudo foi realizado em sete regiões paranaenses e serve como orientação para que os lojistas realizem ações pontuais que atendam aos interesses dos consumidores neste Dia das Mães. “A preferência pela comemoração em restaurantes, pela compra de vestuários, calçados, perfumes e cosméticos em lojas de rua, apontada na pesquisa, por exemplo, são um alerta para que os empresários desses segmentos se preparem para fazer um bom atendimento e alavancar suas vendas”, afirma Fernando Moraes, presidente da Faciap.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Datacenso nos dias 24, 25 e 26 de abril, quando foram entrevistados 606 consumidores de todas as regiões do Estado representadas pelas cidades de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, considerando grau de confiança de 95%, satisfatória para uma análise estatística.

Presentes

Entre os presentes mais procurados, independente da região, estão roupas/calçados e perfumes/cosméticos e mais da metade dos consumidores irá comprar o presente com antecedência e nas lojas de rua. O valor médio que os consumidores estão dispostos a gastar é de R$ 181,60, o mesmo do ano passado. Em Curitiba este valor aumenta para R$ 218,44 e em Ponta Grossa, os consumidores pretendem gastar menos: R$ 140,07. O estudo aponta, também, que os homens vão gastar mais que as mulheres e quanto maior a faixa etária, maior o valor do presente.

Rumos da Economia

O levantamento aponta, também, o sentimento do consumidor com relação ao atual momento econômico. Mais da metade dos consumidores paranaenses, no geral, estão preocupados com o rumo da economia nos próximos meses, principalmente os de Ponta Grossa (61%) e Guarapuava (61%). Analisando por gênero, os homens (56%) estão mais preocupados que as mulheres (49%). Os mais otimistas estão em Francisco Beltrão, com 36%) e Londrina (35%).