Notícias


Imagem Notícia

Marcel e Pacheco falam sobre invasões e modais de transporte na Acic

Os deputados estaduais Marcel Micheletto, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e Marcio Pacheco estiveram na manhã desta sexta-feira, na Acic, encontro com líderes de entidades do setor produtivo - Programa Oeste em Desenvolvimento, Caciopar e Acic. O encontro contou com a participação também do coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes. Os principais assuntos do encontro foram invasões de terra, concessão de rodovias e o projeto da Nova Ferreste.

A ameaça do MST (Movimento Sem-Terra) de invadir propriedades rurais também no Paraná, um dos principais celeiros do Brasil, preocupa as autoridades. Entidades como a Caciopar enviaram carta a parlamentares e a instâncias da Justiça e do Governo alertando para a gravidade do assunto e pedindo atenção redobrada a fim de evitar invasões. Com 450 mil propriedades rurais, 74% delas consideradas pequenas, líderes entendem que no Estado a reforma agrária já aconteceu há muito tempo.

Marcel disse estar alerta e afirmou que um estado produtor como o Paraná, o que mais agrega valor à produção por metro quadrado no País, não pode sofrer ameaças e muito menos conviver com riscos de invasões. O governador Ratinho Junior esteve nesta semana em Brasília para dialogar sobre o assunto e deu um recado de que no Estado atos como os praticados pelo MST não serão tolerados. Ratinho defendeu a segurança dos produtores rurais e afirmou: "Nossa vocação é produzir alimentos para o Brasil e o mundo. Nós cumprimos a Constituição, propriedade privada é um direito sagrado".

As questões rodoviárias e os encaminhamentos à Nova Ferroeste também foram discutidas. A região acompanha com atenção as negociações em torno do retorno das concessões do pedágio e também sobre as extensões ferroviárias, que são tão necessárias ao presente e ao futuro do Oeste, do Paraná e do Brasil, destacou o presidente do POD, Alci Rotta Júnior. A reunião contou com a presença também do presidente da Acic, Genesio Pegoraro, do vice da Caciopar, Reni Fernande, e diretores do POD.

Legenda: Reunião de líder no fim da manhã desta sexta, na Acic

Crédito: Assessoria

Voltar