Notícias


Imagem Notícia

Artigo Núcleo Idiomas da Acic: Benefícios de um cérebro bilíngue

Artigo Núcleo Idiomas da Acic: Benefícios de um cérebro bilíngue

Existem vantagens, amplamente conhecidas, advindas do fato de falar uma segunda língua: facilidade para aprender uma terceira (mais visível quando é da mesma “família” linguística), ampliação das oportunidades profissionais, ampliação da rede de amigos, ter uma experiência mais “completa” ao viajar....

Porém, os benefícios não param por ai! Nos últimos anos, diversas pesquisas ligadas ao estudo da neurociência vêm demonstrando a relação entre o bilinguismo e a melhora das funções cognitivas a médio e longo prazos.

1.    Aprimora o funcionamento do cérebro

As pessoas bilingues são mais eficientes em observar o ambiente ao redor e absorver as diferenças. Um estudo de 2012[1] concluiu que pessoas fluentes em 2 ou mais idiomas são mais eficientes na resolução de problemas que exigem a execução de diversas funções simultâneas. O cérebro delas está mais adaptado a multitarefa, exemplo disso é a capacidade de transitar de um idioma ao outro, muitas vezes sem perceber ou sem querer.

2.    Desenvolve maior controle cognitivo 

De acordo com experiências realizadas[2] utilizando bebês criados em lares bilingues, os cérebros de crianças bilíngues conseguem rapidamente deixar de lado informações irrelevantes e se concentrar na tarefa que têm em mãos. Ao decorrer da vida, isso se traduzirá numa maior flexibilidade a novas ideias e capacidade de foco conforme demandas forem surgindo.

3.    Retarda o processo de envelhecimento

Talvez o ponto mais importante desta lista!  Um estudo publicado pela Universidade de Edimburgo[3] revelou que o bilinguismo melhora a cognição e retarde a demência em adultos mais velhos, em outras palavras, o cérebro das pessoas que falam 2 ou mais idiomas envelhece mais lentamente. O estudo mostra que o bilinguismo, mesmo quando adquirido na idade adulta, pode retardar o desgaste natural do cérebro.

Em suma, falar uma segunda língua melhora nosso raciocínio lógico como um todo. Além de aprender mais rápido, a nossa capacidade de concentração e tomada de decisões são potencializadas. Seja pelos motivos mais “tradicionais” – viagens, estudos, trabalho- ou seja pelos motivos dos ganhos cognitivos, aprender um novo idioma deve fazer parte do seu planejamento para este ano. Procure uma escola nucleada e faça a sua matrícula o quanto antes!!!

Israel. V. S. Chaves



[1] https://academic.oup.com/cercor/article/22/9/2076/418142

[2] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2672482/

[3] https://www.eurekalert.org/news-releases/871131

Voltar