Potencial de compras locais para a agricultura familiar é de R$ 22 mi

Considerando o que a administração pública, o Estado e o governo federal costumam, em média, investir anualmente, é de cerca de R$ 22 milhões o potencial de compras locais, aos mais diferentes programas e ações, da agricultura familiar. Quem falou sobre a recente inauguração do Escritório de Compras Públicas do Agro, na reunião de diretoria desta quarta-feira, na Acic, foi o presidente do Sindicato Rural Paulo Orso.

Paulo informou que 87,6% de todas as propriedades rurais de Cascavel são pequenas, com área inferior a 70 hectares – quatro módulos. O escritório foi implantado, em parceria com a Prefeitura de Cascavel e outras entidades, com a finalidade de incentivar os orgânicos e a agricultura familiar nas compras públicas. A partir dessa estrutura, implantada no Sindicato Rural, produtores rurais, agroindústrias, associações e cooperativas e compradores institucionais terão mais informações para participar das licitações.

Com essa iniciativa, estamos abrindo um novo leque de oportunidades a um setor indispensável à economia local, conforme Paulo, que agradeceu a sensibilidade da administração pública e parceiros na criação desse projeto. Ele deu números também da importância do agro familiar à economia brasileira: 70% de todos os produtores, que são pequenos, respondem por 30% da produção do segmento. E 77% de todos os agropecuaristas são responsáveis por empregar cerca de dez milhões de pessoas.

Um dos trabalhos iniciais do escritório é saber, de fato, quem são os atores desse mercado do agro familiar em Cascavel, demanda de compras e ofertas. Os programas atualmente existentes atendem cerca de 200, mas são mais de 500 os produtores de hortifrutigranjeiros no município. O presidente em exercício da Acic, Siro Canabarro, parabenizou os parceiros e afirmou que, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar, o Escritório deverá contribuir para injetar mais recursos em toda a economia local.

Legenda: Paulo traz informações sobre Escritório do Agro durante reunião da Acic