Entidades estudam impactos da tributação e sugerem alterações

Diretores e técnicos ligados à Acic, Amic e Sindilojas estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 4, na associação comercial, para estudar impactos de medidas recentes e da atual tributação do Estado nas empresas e no consumo - Paraná aumentou alíquota modal do ICMS de 18% para 19%. Eles elaboraram documento com sugestões e alterações consideradas importantes para fortalecer e promover o setor produtivo paranaense.

A iniciativa das entidades resulta da elevação de tributos que vai dificultar ainda mais o dia a dia principalmente das empresas menores, informa o contabilista Jeferson Silva, coordenador da Câmara Técnica Tributária da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Um dos desafios da sociedade brasileira, em âmbito nacional, é convencer os homens públicos que é a redução de carga tributária, e não a elevação, que reforça o ânimo e dá fôlego às empresas e, melhorando a economia, injeta mais recursos nos cofres públicos.

Entre as propostas contidas no documento (dez), estão: correção da faixa de faturamento que determina o porte da empresa (que é uma decisão opcional do próprio Estado), incentivos para empresas que usam o e-commerce e que destinam seus produtos e serviços aos consumidores paranaenses e revisão dos itens sujeitos à substituição tributária.

“A Acic, entidade que chega aos seus 63 anos, tem algumas bandeiras históricas, e a redução da carga tributária, para que seja mais justa e compatível com a realidade das empresas e do mercado, é uma delas”, observa o presidente da associação comercial Genesio Pegoraro.

Legenda: O encontro de diretores e técnicos das três entidades na manhã desta terça, na Acic