O associativismo é um movimento transformador, diz Zanza, na Acic

A empresária Rosangela Sonda é um dos ícones do associativismo empresarial feminino no Paraná. Com quase 30 anos dedicados à causa empresarial, Zanza, como é conhecida, recebeu recentemente o título de primeira comendadora da Caciopar, coordenadoria que representa 46 associações comerciais do Oeste. Zanza esteve na Acic, de Cascavel, na manhã desta segunda-feira, 3, para conduzir palestra às colaboradoras marcando o início das comemorações da data pela entidade.

Natural de Cascavel e filha de um dos fundadores da Acic (Arvilho), Zanza falou que desde criança viu seus pais envolvidos com trabalhos comunitários e se identificou com esse tipo de atitude. Ela presidiu e participou de várias entidades, ocupando cargos relevantes na Caciopar, Faciap e CACB, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. “O associativismo é um movimento transformador, que fortalece empresas e contribui para avanços econômicos e sociais em uma comunidade”.

A comendadora lembrou que o conselho ou núcleo da mulher não são apenas a porta de entrada da mulher no universo empresarial, mas a chance dela participar, aprender e decidir sobre os grandes assuntos do seu município e região. “Participar gera um contínuo processo de acesso a novos conhecimentos, capazes de levar empresas e carreiras ao caminho da prosperidade”, afirmou ela, lembra de personalidades determinantes do mundo empresarial do Oeste. Ela citou, entre eles, Hylo Bresolin, que em 1976 era presidente da Acic e então percebeu a necessidade de criar uma entidade com a função de ser a porta-voz dos empresários do Oeste.

“Obrigado pelo convite e pelo presente de estar com vocês neste dia 3 de abril, data em que a nossa querida Caciopar comemora os seus 47 anos de fundação”. Zanza também falou da ascensão da mulher e do quanto é bom conquistar a sua independência financeira. O gerente da Acic, César Ióris, agradeceu e destacou a papel de Rosangela Sonda como uma inspiração a uma nova geração de mulheres empreendedoras.

Legenda: Zanza durante encontro com colaboradoras da Acic, nesta segunda