Empresários conhecem método de pesquisas realizadas pela Fecomércio

A qualidade das pesquisas socioeconômicas realizadas pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) chama a atenção de empresários das mais diferentes regiões do Estado. Para saber mais sobre a formulação delas, a Acic dedicou sua reunião empresarial da última quinta-feira, 30, ao tema. A apresentação foi feita, remotamente, pelo assessor econômico e tributário da Federação, Maurílio Schmitt.

Maurílio informou que, para ter a devida credibilidade e assertividade, uma pesquisa conjuntural precisa ser transparente e observar método com rigor científico. Para a elaboração dos estudos da Fecomércio também são empregados conhecimento estatístico apurado, custo, prazo e periodicidade. “A fim de que os resultados sejam confiáveis, a pesquisa tem que medir o que está ocorrendo exatamente naquele momento”, informou o assessor.

A Fecomércio há muitos anos levanta indicadores de cinco macrorregiões do Estado, entre elas a do Oeste do Paraná. Maurílio repassou algumas informações da região, como da existência de 5.765 estabelecimentos ligados ao comércio varejista. E como obter o melhor resultado diante de um número tão elevado, questionou Maurílio. A resposta é pela amostragem, porque se todos fossem entrevistados então qualquer estudo seria, de cara, inviabilizado pelos recursos financeiros e de tempo necessários para vencer todas as etapas de um levantamento dessa magnitude.

A amostragem permite, com base no método empregado pela Fecomércio, obter 95% de confiabilidade no resultado. Para isso, 308 estabelecimentos são acompanhados que, juntos, representam 97% do PIB (Produto Interno Bruto) da região de 1,4 milhão de habitantes e 50 municípios. “À medida que mais entidades disseminam informações compartilhadas pelas nossas pesquisas, mais pessoas vão ter acesso aos números e, também, será possível disponibilizar os dados para pensar políticas públicas ainda mais assertivas”, conforme Maurílio.

O assessor econômico da Fecomércio falou também sobre evolução recente da economia, emprego, moeda e fez um alerta: quanto mais um governo gasta, menor será a chance de prosperidade de um povo. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, agradeceu Maurílio pela qualidade das informações compartilhadas.

Legenda: Reunião empresarial da noite da última quinta com a presença remota de Maurílio