Óticas buscam orientações para inibir prática de vendas casadas

Buscar orientações e saber juridicamente o que pode ser feito para coibir a prática de vendas casadas comuns em algumas empresas do ramo ótico de Cascavel. Esse foi o centro dos debates de reunião realizada nesta terça-feira, na Acic, pelo Núcleo Setorial de Óticas com a participação de entidades e órgãos públicos locais. “Precisamos encontrar uma solução legal para combater uma atitude que prejudica consumidores e lesa empresas do segmento”, destaca a coordenadora do Núcleo, Fabiane Gênero.

O encontro na associação comercial serviu para que empresários que se dizem prejudicados falassem das dificuldades do setor, relatando principalmente sobre os problemas gerados pela prática da venda casada. Com a promessa de consulta oftalmológica gratuita, o consumidor acaba tendo a receita retida e obrigado a comprar o que precisa na ótica específica. “Ao ser envolvido nesse mecanismo, ele perde o direito de pesquisar e de encontrar o melhor local para comprar os produtos que precisa”, observa Fabiane.

Esse é um hábito que não é novo. E também não é a primeira vez que o Núcleo Setorial de Óticas da Acic traz o tema para a mesa para encontrar uma saída. A reunião contou, entre outros, com a participação de representantes do Procon, Vigilância Sanitária, Associação Médica de Cascavel, Conselho Regional de Oftalmologia, Ajorpa e Croo, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná.

“Ao mesmo tempo em que relatamos a situação, abrimos espaço para que os convidados pudessem nos dar informações a respeito. Queríamos ouvi-los para saber, do ponto de vista jurídico e ético, o que pode, efetivamente, ser feito para combater esse tipo de arranjo que tão mal faz ao setor e às pessoas que precisam desse tipo de atendimento”, diz Fabiane. Outros encontros deverão ser realizados para aprofundar o tema e, com o suporte das devidas análises, encontrar consenso sobre o melhor caminho a seguir. A reunião também contou com a presença do presidente da associação comercial, Genesio Pegoraro.

Legenda: A reunião foi realizada na Sala Altamir Silva, na associação comercial