Notícias


Imagem Notícia

Audiência pública dia 19, na Câmara, vai tratar sobre o autismo

Uma audiência pública no dia 19 de abril, às 19h, vai tratar sobre o Transtorno do Espectro Autista. Com o tema Mais informação, menos preconceito a audiência integra lei de autoria do vereador Olavo Santos que institui a Semana do Autismo.

O objetivo da audiência é repassar informações sobre o TEA para que as pessoas, dos mais diferentes setores, estejam e se sintam mais preparadas para dar a devida atenção aos portadores desse transtorno. “Esse é um evento de grande importância e gostaríamos que todos participassem”, diz o presidente da Câmara de Vereadores Alécio Espínola, que sugeriu a realização da audiência.

Dias atrás, líderes de entidades como Acic, Amac e Caut estiveram reunidos para definir alguns pontos do encontro, e todos concordaram com a disseminação de informações à comunidade sobre o autismo. “A associação comercial reconhece e entende a relevância desse debate. Por isso, quero reforçar aqui o convite aos empresários, juntamente com suas equipes, para que participem ativamente da audiência pública do próximo dia 5 de abril”.

Cascavel conta com o projeto de lei 104 de 2019 que trata sobre a identificação do símbolo mundial do autismo nos locais que especifica em âmbito municipal. Em 17 de fevereiro de 2020, por meio do Decreto 15.239, foi instituída a Clínica Escola para atendimento às especificidades clínicas e pedagógicas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Outra medida é o projeto 70 de 2022 que orienta sobre o rastreamento precoce do transtorno do espectro autista nas Unidades de Saúde, estabelece regras para atendimento desses pacientes e prevê a realização de campanhas informativas para esclarecimento dos profissionais e também da comunidade.

Voltar