Acic lembra Dia Nacional de Mudanças Climáticas

A mudança do clima, acentuada nas últimas décadas, soa como um alerta aos oito bilhões de seres humanos que dividem a mesma casa. A natureza dá sinais que o estilo de vida contemporâneo traz consequências ao equilíbrio do planeta e que é preciso agir para evitar catástrofes ainda maiores. A Acic lembrou, nesta semana, o Dia Nacional de Consciência sobre Mudanças Climáticas. A entidade envolveu seus colaboradores e associados em atividades para ressaltar que a parte de cada um é imprescindível para o conjunto de contramedidas tão necessárias para ajustes no clima global.

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi uma das primeiras entidades empresariais do Brasil a aderir às normas da ISO 14.001, que dissemina práticas de responsabilidade ambiental. Para se integrar às regras, a entidade precisou implantar sensores para economia de luz e água, instalar receptores de lixos diferentes e também investir em mudanças de hábitos de seus colaboradores e associados. “Há mais de dez anos, a Acic mantém esse status e as alterações, já visíveis, deixam todos muito animados e ainda mais comprometidos com a pauta ambiental”, observa o gerente César Ióris.

Para marcar o Dia Nacional de Consciência sobre Mudanças Climáticas, a entidade produziu um folder com informações sobre causas, impactos e também com dicas sobre o que cada um pode fazer para ajudar na recuperação do planeta. As principais origens dos problemas são a radiação, os movimentos orbitais, os efeitos El Niño e La Niña e também os excessos da humanidade. As mudanças podem ser vistas e sentidas. Entre elas estão tempestades, furacões, calor e frio cada vez mais extremos. Há também os mais diversos desastres ambientais, que cobram irreparável preço em vidas e promovem grandes destruições.

Os principais impactos, são: temperatura média elevada, derretimento das calotas polares, mudanças em ecossistemas, desertificação e alterações de zonas próprias para o plantio. E como podemos ajudar, pergunta o material distribuído a colaboradores e a associados. Algumas dicas: evitar desperdícios de comida, água e energia, apoiar os produtores rurais do município, defender a sustentabilidade e as práticas de conservação de solos e águas. Um brinde foi entregue pela entidade, um abridor de garrafas no formato de pinguim.

Legenda: Abridor em forma de pinguim: brinde entregue para marcar a data