AssistIR Vidas: Cascavel projeta destinações de R$ 2 mi a projetos sociais

Desenvolver uma campanha permanente para sensibilizar pessoas e empresas a destinar parte do Imposto de Renda devido a entidades assistenciais e filantrópicas que atuam na proteção da criança, adolescente e idoso. Esse foi o objetivo de reunião nesta semana, na Acic, com a presença de presidentes de várias entidades, Receita Federal e administração pública. “Nossa meta é alcançar em 2023, a partir do Programa AssistIR Vidas, pelo menos R$ 2 milhões em destinações, superando assim os R$ 1,7 milhão alcançados no ano passado”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

O potencial de destinações de Cascavel chega aos R$ 16 milhões, mas ainda são poucos os que conhecem a possibilidade de destinar e que fazem a doação. “É justamente isso que precisamos vencer. Queremos, com a adoção de uma campanha permanente, mostrar a todos os que podem participar os benefícios de manter esse dinheiro em Cascavel, injetando recursos em ações de inúmeras entidades que há muitos anos prestam excelentes serviços à nossa comunidade e a pessoas que tanto precisam”, reforça Hudson. Esses projetos, que estão em um site específico, podem contribuir e muito para um futuro melhor a muitas pessoas, confirma o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.

Destinatário escolhe

As entidades e os projetos que podem receber recursos dessa ação estão no endereço https://www.assistirvidas.com.br/ . “Lá, o destinatário conhece a fundo cada proposta e então tem autonomia para escolher entidade, e o projeto, que vai receber a sua destinação. Isso torna todo o processo ainda mais democrático e transparente”, informa o presidente do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região), William Fischer Júnior. O valor das destinações aos fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso podem chegar a 1% para a pessoa jurídica (empresas que optam pelo regime de Lucro Real) e 6% para a pessoa física.

As entidades que participaram do encontro, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel, foram Acic, Sincovel, CRC-PR, Sescap-Paraná, Instituto Decio Mertz, Receita Federal e Prefeitura de Cascavel por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Comunicação Social. Os parceiros passam agora a definir estratégias para levar a campanha, entidades, projetos e seus objetivos a toda a comunidade.

Legenda: Encontro aconteceu nesta semana, na Acic