Acic e Unioeste firmam parceria de olho no comércio internacional

Uma parceria para preparar empresas para as oportunidades do comércio internacional. Essa é a síntese de acordo de cooperação técnica firmada na semana passada, durante o 35º Show Rural Coopavel, pela Acic e pela Unioeste. O termo foi assinado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Genesio Pegoraro, e pelo reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Almeida Webber.

A parceria mantida pela Unioeste com a ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, vai aproximar empresários ligados à Acic do Peiex, o Programa de Qualificação para Exportações. “Essa será uma oportunidade de qualificação e preparação dos empresários que entendem e se atraem pelas enormes possibilidades que o comércio internacional abre para o seu negócio”, destaca o presidente Genesio, citando a importância do papel que a Câmara de Internacionalização da Acic assume no contexto. “A Unioeste fica feliz em poder colaborar e abrir um novo horizonte de atuação a empresas dos mais diferentes segmentos”, destaca o reitor Webber.

O objetivo da parceria é construir ações estratégicas para divulgação junto às empresas filiadas à associação comercial, mostrando características, possibilidades e oportunidades do Peiex. A vigência da parceria será de mais de um ano, expirando no fim de março de 2024. Webber lembra que uma das missões institucionais da Unioeste é produzir, sistematizar e socializar conhecimentos com foco no desenvolvimento humano, científico e tecnológico, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do território de sua abrangência. A Acic, além de compactuar com essas finalidades, atua almejando o cumprimento de estratégias para o desenvolvimento sustentável.

Preparação

Por meio do Peiex, as empresas vencerão etapas que as prepararão e qualificarão para o comércio exterior. “Há muitas empresas com potencial para alcançar novos mercados e clientes e essa parceria entre Acic e Unioeste pode ser um caminho seguro nessa direção”, conforme Genesio. Uma das atribuições da universidade na parceria será compartilhar conhecimentos e permitir o cumprimento de etapas segundo normas e orientações do comércio internacional.

Entre as atividades previstas estão, com base nas indicações de filiados feitas pela associação comercial (será criada inclusive uma agenda de divulgação junto aos núcleos do Programa Empreender e uma agenda coletiva de capacitações), reuniões para apresentação do programa, manifestação de interesse em participar, elaboração de perfil e diagnóstico de gestão, assinatura do termo de adesão e divulgação pública das ações realizadas. Por meio da Câmara de Internacionalização da Acic acontecerão também, gratuitamente, consultorias aos empresários.

Legenda: Termo assinado entre o presidente Genesio e o reitor Webber, no Show Rural