Com economia e eficiência, Transitar melhora resultados no trânsito local

A mudança de Cettrans para Transitar, com inúmeros ajustes técnicos e contábeis feitos na estrutura da empresa, trazem bons resultados à companhia e também ao trânsito de Cascavel. Essa é a síntese de apresentação da presidente Simone Soares da Silva a empresários na Acic na manhã desta quarta-feira durante a primeira reunião de diretoria da entidade em 2023.

Simone falou da adoção do Sistema de Inteligência de Segurança Integrado, a evolução no uso de radares, que se traduz em uma central de videomonitoramento 24 horas com integração com 11 órgãos de segurança. Essa é uma ferramenta que coíbe ilícitos ao fazer a leitura de placas e detectar problemas, que são então informados à força competente. A tecnologia empregada nas câmeras permitirá, inclusive, reconhecimento facial.

A criação da Transitar, segundo Simone, trouxe apenas em 2022 economia superior a R$ 6 milhões. “Saímos de uma situação de insolvência para outra totalmente diferente, que permite pensar e executar diversas ações focadas em constantes melhorias no trânsito e na segurança”, conforme a presidente. Um fundo foi criado para gerir recursos e decidir, com base na legislação, sobre os investimentos. De multas foram arrecadados mais de R$ 13 milhões em 2022, com investimentos de R$ 7,7 milhões.

Os investimentos são em sinalização, semáforos e processo de modernização de sistemas de trabalho. A Transitar realiza também ações educativas e em 2022 foram 437 atuações por embriaguez, o que colocou Cascavel em primeiro lugar no ranking estadual desse tipo de notificação, à frente de cidades como Curitiba, Londrina e Maringá. Cascavel respondeu por 8,28% do total de atuações por embriaguez registradas no Paraná no ano passado.

“O trabalho faz, entre outros avanços, com que o município, hoje, tenha seu menor índice de acidente com morte proporcionalmente ao seu número de habitantes”. As mudanças em curso já rendem prêmios ao município em segurança e mobilidade no trânsito. No biênio 2023 e 2024 serão investidos pela empresa R$ 20 milhões em diversas melhorias.

Legenda: Simone nesta quarta pela manhã durante primeira reunião de diretoria do ano da Acic