Acic é parceira do maior programa de inovação da história de Cascavel

A Acic é uma das entidades parceiras da administração pública municipal no maior programa de inovação já realizado em Cascavel. O lançamento do Radar de Inovação 2023 aconteceu na manhã desta quinta-feira, na prefeitura, e reuniu autoridades, presidentes e diretores de empresas e entidades do setor produtivo, e convidados. O programa tem a liderança da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) e conta, entre outros, com apoio do Sebrae, Unioeste, Univel, FAG e Coopavel.

O foco central da ação é garantir aporte financeiro à execução de ideias transformadoras, contribuindo para que projetos com enorme potencial possam ser concretizados. “É um auxílio importante para tirar grandes ideias do papel, promovendo transformações que levem a negócios escaláveis e rentáveis”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

O edital lançado prevê a liberação de até R$ 2 milhões em recursos. Essa soma será destinada a 20 projetos inovadores, recebendo cada um R$ 20 mil – atrelados a R$ 80 mil em apoio integrado na forma de consultorias, mentorias, acompanhamento, disponibilização de infraestrutura de laboratórios, entre outros.

“Incentivar ideias, projetos e empresas inovadoras é investir no futuro. A Acic criou, há cinco anos, um hub voltado a essa finalidade e os resultados têm sido muito bons. A associação comercial, por meio da AcicLabs, é desde o início parceira do Radar de Inovação. Essa é uma iniciativa que, além de abrir portas para empreendedores de muito talento, contribui para fortalecer o ecossistema de inovação do Oeste do Paraná”, destaca o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Genesio Pegoraro, que participou da cerimônia juntamente com o vice-presidente Siro Canabarro.

Centro de Inovação

O Centro de Inovação é uma ferramenta para servir empresas inovadores e startups, bem como as novas que virão. A prefeitura, a Fundetec e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico são parceiras nesse projeto. No mesmo ato de lançamento do edital do Radar de Inovação foi feita a homologação da licitação e do contrato de reforma do antigo Terminal Oeste, que será transformado nessa nova estrutura focada na inovação. O valor do investimento é superior a R$ 5,6 milhões.

Legenda: Evento foi realizado na manhã desta quinta, na prefeitura