Notícias


Imagem Notícia

Prevenção ao câncer é tema de palestra da Cipa da Acic

O diretor da Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer), Wilson Riedlinger, foi o palestrante convidado para atividade da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na manhã desta segunda-feira, na Acic - participaram colaboradores da associação comercial e da Caciopar.

Wilson é um dos antigos colaboradores da Uopeccan, um dos principais centros brasileiros de combate à doença. Ele falou do a dia da instituição, da importância que ela assume em várias regiões, mas, principalmente, da prevenção a uma enfermidade que leva a óbito dezenas de milhares de brasileiros todos os anos.

O mês de Outubro é dedicado a campanhas contra o câncer de Mama, principalmente direcionado para a mulher, e Novembro é para a prevenção ao de próstata, o segundo tipo que mais acomete e leva homens a óbito. “Por mais que a medicina tenha avançado nos últimos anos, o melhor caminho para melhorar e muito as chances de cura é a detecção precoce”.

Wilson informou que o autoexame, para mulheres, e a busca por exames regulares, para os homens a partir dos 45 anos, são a melhor forma de prevenção. “Quando o câncer é detectado em seu início, as chances de tratamento e cura estão na casa dos 90%”, de acordo com o diretor.

A Uopeccan de Cascavel atende aproximadamente 450 pessoas todos os dias. O atual presidente da instituição é o empresário Leopoldo Nestor Furlan, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Legenda: Colaboradores da Acic que participaram da palestra com Riedlinger

Crédito: Assessoria

Voltar