Notícias


Imagem Notícia

Governo deve prezar pela economia, transparência e eficiência em seus atos

A Acic, a exemplo das entidades produtivas do Paraná bem como toda sociedade, recebeu com surpresa a decisão do Governo do Paraná de, veladamente e no afogadilho, tentar aprovar um pacote de aumento de tributos elevado e que traria inúmeras dificuldades à economia do Estado.

Pela proposta original, os mais diferentes setores produtivos do Paraná e os consumidores seriam impactados pelos aumentos propostos. O agro, uma das principais molas propulsoras da economia do Estado, seria atingido com força, mas é importante que se lembre que inúmeros outros segmentos também teriam mudanças de alíquotas, a exemplo do próprio ICMS, elevando significativamente a carga tributária no Estado.

É lamentável perceber que um governo que se diz moderno, conectado às novidades, utilize de expedientes antigos e antiquados para elevar o volume de recursos que entra no seu caixa. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel, a exemplo das mais diferentes entidades e da população, espera do governo, em vez de elevar gastos, que percorra o mesmo caminho que empresas e famílias são constantemente obrigadas a adotar, que é o da economia, de cortes de gastos e de fazer provisões diante de tantas incertezas.

Em vez de criar quase 500 novos cargos e aumentar o número de secretarias, o que é injustificável principalmente em um momento de tantas dificuldades como o atual, o governo deve mirar e buscar o equilíbrio de suas contas com eficiência, economia, com gestão de qualidade e com o combate a toda forma de corrupção e de desperdício, literalmente respeitando o dinheiro dos pagadores de impostos.

A sociedade está vigilante e, por meio de suas entidades representativas, não vai aceitar que práticas associadas à velha política, como a falta de diálogo e de transparência, sejam empregadas para manter um estado inchado e com resultados inferiores àqueles que realmente pode apresentar. Ao mesmo tempo em que repudia essa tentativa de aumento dos tributos sem o importante e necessário debate, a Acic se coloca à disposição da sociedade paranaense para buscar os melhores caminhos possíveis em defesa dos reais interesses da comunidade.

Cordialmente,

Voltar