Sicoob disponibiliza recursos do Fampe para micros e pequenas

Micros e pequenas empresas podem ter acesso a recursos para capital de giro, parcelado, a partir do Fampe, um Fundo de Aval disponibilizado pelo Sicoob em parceria com o Sebrae. Essa é uma das soluções que empresários filiados à Associação Comercial e Industrial de Cascavel encontram no Ponto de Atendimento+ da Acic, na rua Pernambuco, 1800, em frente à Câmara de Vereadores.
Para o empresário ter acesso ao recurso, ele precisa atender a alguns critérios. São eles: é obrigatório ser optante do Simples Nacional, apresentar faturamento atualizado dos últimos 12 meses assinado pelo contador e pelo sócio-administrador, ser ME com receita bruta até R$ 360 mil ou EPP com receita bruta anual superior a R$ 360 mil e até R$ 4,8 milhões, e possuir nível de risco enquadrado às normas da cooperativa.
É necessário ainda que a empresa tenha no mínimo três anos de constituição, capacidade de pagamento para empréstimo e ausência de qualquer anotação restritiva em nome da empresa, dos sócios e dos avalistas junto ao Banco Central e à Serasa. E ainda: Se o proponente apresentar baixo, médio ou alto Risco Socioambiental será necessário preencher um questionário que deverá ser assinado pelo administrador.

Valores
O Sicoob informa que o valor máximo para a operação de capital de giro parcelado chega ao teto de R$ 60 mil para a microempresa e de R$ 90 mil para a empresa de pequeno porte. O prazo estipulado para pagamento do valor requerido é de dois anos com carência de seis meses. O TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) é de 0,5% do valor da proposta e haverá incidência de IOF conforme a legislação vigente.
A garantia solicitada será: 80% do Fundo de Aval do Sebrae calculada da seguinte forma: 0,1% número de meses da operação x valor da garantia, podendo ser à vista ou financiada; aval do sócio que detenha no mínimo 50% do capital social da empresa; aval do sócio-administrador independente do percentual do capital social da empresa e aval de terceiro (pode ser o sócio) que deverá possuir bens computáveis em seu cadastro na proporção mínima de 130% do valor pleiteado.
Para mais informações sobre essa linha de crédito do Fampe, e de outras disponíveis no Ponto de Atendimento+ da Acic, o associado pode se dirigir pessoalmente à associação comercial ou então entrar em contato pelo telefone 3221-1400.