Inova Juntos busca olhar futuro de forma integrada

Técnicos da Confederação Nacional dos Municípios estiveram nesta semana em Cascavel para entrevistas, visitas técnicas e elaboração de um diagnóstico vocacional do município. A apresentação do estudo aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Acic, com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos, presidente da Câmara Alécio Spínola, de secretários, vereadores e líderes de entidades. A recepção foi feita pelo presidente da associação comercial Genesio Pegoraro.

Paranhos falou de desafios, avanços e da responsabilidade de todos com a coisa pública. “Temos que ter coragem para quebrar tabus para promover avanços nos mais diferentes setores”, citou ele. Para isso, o prefeito frisou que é necessário ter estratégias, projetos e programas, além de interação com outros municípios. Os técnicos da CNM, em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal) e União Europeia, trabalham o Inova Juntos a partir da identificação e do compartilhamento de boas práticas.

A finalidade do programa é promover o desenvolvimento pela inteligência coletiva, com um olhar para o futuro de forma integrada, ressaltou um dos técnicos da comitiva, o consultor Rodrigo Carrijo. Na etapa de 2022, cerca de 40 municípios brasileiros e portugueses participam - a parceria abrange outros países e municípios latino-americanos. E isso oferece grande capacidade de agregar e absorver inúmeros novos conhecimentos, gerando mais resultados à comunidade, segundo o prefeito Paranhos, animado com as possibilidades que o Inova Juntos abre para Cascavel.

Os técnicos da Confederação Nacional dos Municípios apresentaram as etapas do programa e de pontos fundamentais do documento que, depois de validado, será entregue e colocado à disposição da administração pública de Cascavel. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, entende parcerias como essa de grande importância para avanços que beneficiem, gerem oportunidades e melhorem a qualidade de vida das pessoas. “A Acic fica feliz de, de alguma forma, poder contribuir com isso”.

Legenda: Técnico do CNM fala sobre elaboração do diagnóstico vocacional