Artigo: INGLÊS é para o FUTURO?

Claudemir Perin, Smart

A aquisição de um novo idioma se revela, cada vez mais, essencial para as pessoas no século XXI. Em um mundo cada vez mais virtual, o “mundo cibernético” exige que tenhamos uma língua que una culturas e povos diferentes com o propósito da comunicação.

Podemos listar quatro razões pelas quais aprender um novo idioma é imprescindível:

1- Ajuda no desenvolvimento cerebral

Falar um outro idioma auxilia o cérebro na resolução de problemas, melhora a atenção e o foco em atividades diárias, mais concentração, criatividade e melhora da memória estão entre os benefícios de aprender uma segunda língua. Um processo que altera fisicamente o cérebro, aumentando sua massa cinzenta, adiando seu envelhecimento, previne o Alzheimer e ainda torna o indivíduo mais hábil em multitarefas

2-Bagagem cultural

Para além da Gramática, Listening, Reading e Speaking, o processo de aquisição de outro idioma expande horizontes no tocante ao conhecimento cultural. Esse conhecimento proporciona ao estudante compreender novas culturas, quebrando, assim, barreiras geográficas.

3-Mercado de trabalho

Saber o inglês já é um “Must”(Dever), para muitos cargos no mundo empresarial. Se olharmos por essa ótica é essencial que, para que tenhamos oportunidades cada vez mais promissoras, saibamos o inglês.

Uma pesquisa salarial feita pela Catho constatou que um profissional com inglês fluente pode receber entre 47% e 52% a mais do que quem não exerça a comunicação por meio desse idioma, considerando o seu nível hierárquico

4- Vida acadêmica

Uma grande porcentagem de textos acadêmicos é redigida em inglês, aprender esse idioma facilita a pesquisa e aplicação desses textos em um âmbito acadêmico. Além disso, saber um novo idioma abre a possibilidade para cursos em outros países e intercâmbios.

Quem tem interesse em realizar um MESTRADO deve ter conhecimentos em outro idioma, em especial o inglês. A razão para a exigência é que as principais obras e estudos científicos são publicados nesse idioma.

Inglês para DOUTORADO, é tão importante na vida acadêmica que já costuma ser cobrado na seleção. Afinal, muitos programas de pós-graduação exigem proficiência em uma ou duas línguas estrangeiras para que o candidato seja aprovado, e o inglês costuma ser uma delas.

Assim sendo, podemos observar que, em um mundo globalizado, aprender o inglês, ou qualquer outro idioma, é um fator que influencia muito na saúde e relações interpessoais humanas.

Legenda: Claudemir e a esposa Silmara