Notícias


Imagem Notícia

Parceria facilita acesso de sócios às energias renováveis

A produção de energias de fontes alternativas cresce a um ritmo forte nos últimos anos no Brasil. É do Oeste a primeira cooperativa paranaense especializada na compra e venda de energias produzidas a partir de usinas fotovoltaicas, pequenas centrais hidrelétricas e também geradas com uso de biomassa. O contrato de parceria comercial assinado com a Acic vai ampliar ainda mais a presença da Paraná Energia entre consumidores de Cascavel e da região.

O advogado Juliano Murbach, da área jurídica da cooperativa, informou que a Paraná Energia segue um novo modelo de negócios e abre portas a consumidores que não têm recursos nem espaço para, por exemplo, instalar uma planta geradora com painéis solares. “Não temos investidores. Esse é um trabalho voluntário, de compra e venda de energia que garante na ponta, ao consumidor final que se torna cooperado, entre 10% e 15% de economia mensal em sua tarifa de energia, hoje um insumo básico a residências e a empresas”, conforme Juliano.

Atualmente com 250 cooperados em todo o Estado, a Paraná Energia foi criada em maio de 2019 e com a ascensão e valorização das energias limpas e renováveis ganha gradualmente mais espaço e evidência. Os primeiros passos dela foram dados em 2015 quando começou a ser desenhada dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento. Já em 2017, um grupo de empresários, com apoio do Sebrae, constituiu uma rede de cooperação para viabilizar um modelo de negócios capaz de ampliar o acesso e baratear a utilização de energia limpa aos consumidores.

Oportunidade

A cooperativa observa normas do setor elétrico brasileiro e os pilares de sustentação do cooperativismo. “Praticamos o cooperativismo de cunho social”, de acordo com Juliano. A parceria com a Acic, além de ampliar as possibilidades da cooperativa, abre uma oportunidade das mais interessantes aos associados da entidade, informou o diretor executivo Volmir Valentini. Os interessados podem procurar a Acic e, com a tarifa de energia em mãos, pedir a análise da conta para, em um segundo momento, poder se integrar à cooperativa, observa a coordenadora de Soluções Andrea Marcon. O valor da integralização é de R$ 200.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, ressalta o papel da parceria: “O mundo está mudando e, a cada dia, mais pessoas estão atentas à sua responsabilidade com o meio ambiente. Por isso, além de economizar, nossos associados passam a se somar ainda mais intensamente a uma cooperativa com viés sustentável”. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi uma das primeiras do Brasil, em 2012, a conquistar a ISO 14.001, que integrou a entidade à adoção e prática de ações e políticas de proteção ambiental.

Legenda: Energia solar está entre as que mais crescem no Brasil

Crédito: Assessoria

Voltar