Conselho de Núcleos trata sobre papéis dos atores do Empreender

A função e a responsabilidade dos atores que fazem do Empreender um dos mais bem-sucedidos programas de parceria empresarial do Brasil. É disso que tratou o encontro do Conselho de Núcleos da Acic na manhã desta terça-feira, na Sala Empreender. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor do Empreender, Thiago Munhois. A reunião contou com as presenças do presidente e vice da associação comercial, respectivamente, Genesio Pegoraro e Siro Canabarro.

O papel dos atores foi apresentado pela consultora regional do Empreender Iraci Mataczinski, que é ligada à Caciopar e à Faciap. Ela lembrou um pouco da história do Empreender, em atuação há 24 anos no Paraná, e do fato de a Acic, de Cascavel, ter sido a primeira no Estado e uma das primeiras entidades empresariais do País a aderir à iniciativa. O Empreender é uma releitura de um projeto de sucesso da Alemanha e o foco central é transformar concorrentes em parceiros. Um dos atores mais importantes para o bom funcionamento do Empreender é o consultor.

“O consultor não é babá nem secretária”, começou Iraci, que listou as atividades que competem a esse profissional: planejar e ajudar a conduzir a metodologia, contatar empresários em visitas às empresas, moderar reuniões, convocar, organizar e documentar reuniões, desenvolver providências estabelecidas pelos empresários, conectar empresários com a entidade, ajudar a identificar novos filiados e necessidades de serviços integrados ao portfólio da entidade. Ao executivo da Ace cabe participar das reuniões e treinamentos do Empreender, auxiliar na definição de segmentos de núcleos e entrada de novos participantes e suporte às atividades do consultor.

Por sua vez, o coordenador tem por função atuar entre o nucleado e a entidade, organizar o desenvolvimento das tarefas no grupo, representar o núcleo perante a Ace, motivar o grupo e estimular o ingresso de novos participantes. O diretor do Empreender deve participar do processo, identificar o segmento à criação de novos núcleos, garantir a mobilização da estrutura da entidade. E o presidente da Ace tem por atribuições garantir a mobilização da estrutura, participar da definição de segmentos de novos grupos, apoiar iniciativas dos núcleos e viabilizar a continuidade do programa. Iraci informou também sobre o papel do consultor regional. Uma delas é disponibilizar soluções técnicas e tecnológicas ao bom desenvolvimento dos trabalhos.

A reunião também abriu espaço à apresentação do Empretec, do Sebrae, e do 6º Fórum Empreender, agendado para a noite do dia 20 de outubro, no Auditório Cascavel, na Acic.

Legenda: Coordenadores e vice-coordenadores participaram do encontro na manhã desta terça-feira

Crédito