Notícias


Imagem Notícia

Acic se manifesta sobre os institutos de pesquisa

Há muito tempo se percebe que alguns institutos de pesquisas eleitorais estão pecando quanto a se pautar pela imparcialidade e pela apuração isenta e técnica da vontade do eleitor. A situação que já não era boa ficou pior com os resultados do primeiro turno da eleição de 2022, com erros graves nos números divulgados pelas pesquisas à intenção de votos para presidência, governos estaduais e Senado.

Em um país como o Brasil, onde boa parte do eleitor se deixa levar pelos números divulgados por esses institutos, os riscos de uma possível indução nos resultados atentam seriamente contra a democracia e contra o soberano direito de decidir do eleitor. Diante do que tem ocorrido em eleições sucessivas, a Acic é a favor de um amplo debate nacional sobre o futuro das pesquisas eleitorais, que podem sim ser aprimoradas. 

Essa mesma preocupação é manifestada pelos mais diferentes setores, porque o que se quer são eleições limpas e nas quais deve predominar aquele que, de fato, é o preferido, aquele que melhor soube se conectar e levar a sua mensagem ao eleitor. 

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel considera importante a realização de investigações que indiquem se houve ou não manipulações em resultados, pelas empresas de pesquisa, no primeiro turno do pleito de 2022. O Brasil precisa agir com seriedade, transparência e lisura nos mais diferentes setores da vida nacional. Só assim, o Brasil será o país que todos querem e merecem ter.

Voltar