81% dos brasileiros sabem pouco ou nada sobre planejamento financeiro

Analisando alguns dados é fácil entender porque 41% da população adulta brasileira está inadimplente e as razões de duas em três famílias das classes A, B e C estar endividadas. Uma das explicações está na desinformação sobre temas ligados a finanças e a planejamento financeiro, já que 81% dizem saber pouco ou quase nada desses assuntos. Essas são algumas considerações apresentadas pela gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred, Vivien Aucar, durante reunião empresarial híbrida da Acic na quinta-feira, 29.

Vivien falou sobre a importância do planejamento principalmente para o futuro e para a velhice. Ela começou perguntando sobre o que é riqueza e citou os seguintes dados do IBGE: para você estar entre os 10% mais ricos do País precisa ter rendimentos mensais superiores a R$ 5,2 mil, entre os 5% mais abastados deve ganhar acima de R$ 9,9 mil ou para integrar o seleto grupo de 1% dos mais bem-sucedidos sua remuneração mensal precisa ser superior a R$ 27 mil. Mas o conceito de riqueza depende de cada um, já que há pessoas listadas pela Forbes que não se consideram ricas.

Um dos primeiros passos para planejar e gerenciar suas finanças com segurança é estabelecer prioridades. Duas atitudes atrapalham esse processo: procrastinação (deixar tudo para amanhã) e impaciência (querer, a qualquer preço, tudo para ontem). A maioria dos aposentados brasileiros diz que se arrepende de não ter praticado os pilares da educação financeira. Apenas 3% deles conseguem, na velhice, viver com recursos próprios, os outros dependem de algum tipo de ajuda ou suporte. “Por isso, é tão importante começar, principalmente diante da constatação que a expectativa de vida aumenta progressivamente. São mais de 300 mil as pessoas que já passaram dos cem anos no mundo”, segundo Vivien.

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Vivien passou algumas dicas para a construção da independência financeira. Uma delas é a seguinte: para ter, na aposentadoria a mesma renda da ativa, é necessário aos 20 anos poupar 8% da renda/mês; aos 30 anos 15%; aos 40 anos 29% e aos 50 anos, 68%. Ela falou também da regra 50 – 15 – 35. Cinquenta por cento do que se ganha vai para cobrir gastos fixos domésticos, 15% para prioridades financeiras (reduzir dívidas ou investir) e 35% para custos variáveis, dinheiro para manter o seu estilo de vida.

Vivien informou sobre o patrimônio ideal (reservas) segundo sua respectiva idade: aos 35 anos deve ser equivalente a um ano do seu salário, aos 45 de três anos, aos 55 de seis anos e aos 65 deve ser de nove anos. Formada em Administração e com MBA em Finanças, a gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred citou alguns dos principais erros cometidos em finanças: aumentar gastos quando passa a ganhar mais e não criar uma rotina de economia. “Dinheiro mau gerido pode trazer tantos problemas quanto a falta dele”, pontuou ela, pedindo cuidado para que o comprometimento mensal não seja superior a 30% do que se ganha.

O poder dos juros compostos, cuidados na gestão de empresas e o diferencial oferecido pelas cooperativas aos seus associados foram outros temas apresentados por Vivien.  O gerente de Agência Expansão da Unicred, Evandro Bertolin, passou algumas informações da cooperativa criada há 34 anos e que está na grande maioria dos estados brasileiros. Atualmente, afirmou ele, são quatro agências no Oeste - Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Medianeira. E serão mais três até o fim de 2023. A Unicred tem na região 1,7 mil cooperados e mais de R$ 300 milhões em negócios, segundo Evandro. A reunião empresarial da Acic, na quinta à noite, foi comandada pelo vice-presidente Siro Canabarro.

Legenda: A participação de Vivien foi remota. Reunião foi presencial e virtual