Notícias


Imagem Notícia

Martha Gabriel diz que o metaverso é um mundo de possibilidades infinitas

Terceira palestra do Conexão Acic será no dia 27 de setembro, sobre O panorama do Brasil e cenário econômico, com o jornalista Augusto Nunes

É cada vez maior o número daqueles que se convencem que os grandes autores de ficção científica são uma espécie de visionários, seres dotados da capacidade de antever os próximos saltos evolutivos da humanidade. O metaverso é uma nova camada de experiências à disposição do homem que, ao contrário do mundo material, oferece possibilidades infinitas. E diferente do que muitos pensam, o metaverso não é necessariamente novo, ele é tão antigo quanto as primeiras tecnologias digitais, disse na noite de quarta-feira, durante a segunda palestra do Conexão Acic 2022, a escritora Martha Gabriel.

O nome que define essa nova experiência vem do livro Snow Crash, de Neal Stephenson, escrito em 1992, antes da explosão de popularização da internet. Já em 2003, o Second Life se torna a primeira janela para frequentar novos ambientes na esfera digital. Agora, 20 anos depois, as condições para o êxito do mundo dos avatares são mais próximas do ideal face a tecnologias como blockchain, criptomoedas, Bigdata, inteligência artificial, internet das coisas, computação quântica, NFTs e outras. “Mudança é o processo pelo qual o futuro invade as nossas vidas”, escreveu Alvin Toffler no livro Future Schock, de 1970.

Alvin, como Julio Verne, Aldous Huxley, George Orwel, Mary Schelley e H. G. Wells, anteciparam mudanças que trariam transformações profundas na história da civilização. “Testar essas novas tecnologias é entender esse novo universo, conhecendo suas possibilidades e ameaças”, disse Martha Gabriel. E para frequentar esses ambientes o primeiro passo é entender as regras do jogo, tudo para enxergar estratégias capazes de gerar algum tipo de benefício quer seja para o indivíduo, para uma empresa ou para outra forma de organização. “Há inúmeras possibilidades no novo, que não anula o que já existe, mas se conecta e cria outras experiências”, reforçou a autora.

O metaverso (além do universo físico) é um mundo híbrido, que promove a interação entre humanos, sintéticos e tecnologias, descreveu Martha, que usou uma analogia: “É como ouvir um jogo de futebol pelo rádio. E em outro momento, sem o rádio, ir ao estádio assistir a partida. E, então, o espectador decide unir o melhor desses dois mundos levando o rádio para o estádio, ouvindo e assistindo simultaneamente”. A escritora mostrou que as pessoas, ao contrário do que pensam, já estão integradas ao metaverso: a primeira dimensão vem com o e-mail, a segunda com site e animações e a terceira com os espaços imersivos. O metaverso é tudo isso, é a fusão do on com o off. É a próxima geração da internet.

Impacto

Como a prensa de Gutenberg, que permitiu a produção de livros em série e a socialização do conhecimento, como o romance Androides sonham com ovelhas elétricas de Philip Dick, que baseou o filme Blade Runner (mostra a história de um androide que se apaixona pela vida) e trouxe reflexos incríveis ao cinema, o metaverso trará impactos aos mais diferentes setores. “E você já participa disso, já está conectado, em maior ou menor grau, à expansão da realidade e à personalização”, segundo Martha Gabriel. No metaverso cada um pode viver a realidade que quiser, pode ser o que quiser, destacou a autora, entre outros, do livro Você, eu e os robôs.

NFTs

Com as novas tecnologias e com as experiências possíveis a partir de novas camadas de realidade vêm também inúmeras oportunidades. E o mundo digital ruma em direção à segurança e transparência das mais diferentes transações. Exemplo disso é que fazem o blockchain, que é um livro de razão pública/contábil que faz o registro de transações em moeda virtual, e as NFTs, tecnologia criada para dar segurança a investimentos digitais – fungíveis, permite troca por outro item semelhante com o mesmo valor; não fungível, algo com valor único, exclusivo, que não pode ser trocado. “O NFT é mais poderoso que o registro em cartório”, afirmou Martha Gabriel.

A escritora deu um recado aos empresários: é necessário saber onde o seu cliente está, o que ele quer e então criar uma presença nesse ambiente. O metaverso se alia ao que já existe, ampliando possibilidades de negócios e resultados. Martha ensinou o caminho para experimentar e entender essa nova camada de possibilidades: criar carteira blockchain, transferir algum dinheiro para criptomoedas, escolher um mundo que deseja entrar, criar conta e avatar, experimentar e então definir a estratégia que melhor se encaixa às suas expectativas.

Legenda: Martha falou para público de mais de 500 pessoas. Itaipu foi a patrocinadora Diamante

Crédito: Assessoria

--

(box)

Patrocinadores/parceiros

São patrocinadores do Conexão Acic a JL Construtora, a Itaipu e a Amexcom (Diamante), além de Garantioeste, Nutricard, Sicoob, Unicred, BRDE, Bertoni, Ilumisol e Sicredi. E os parceiros são: Suelem Mealho Beauty, Hotel Caiuá, Sebrae, Gugielmin, Unimed, Secom, Prefeitura de Cascavel, NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo), Salla Decor e Pontual Lead. Outras informações sobre o ciclo de palestras podem ser conseguidas pelos telefones (45) 9859-0006, 3321-1424 e 3321-1464.

Voltar