Notícias


Imagem Notícia

Exército é protagonista do desenvolvimento do Oeste

A relação do Exército com a defesa das fronteiras e com o desenvolvimento do Oeste do Paraná é muito mais antiga e determinante do que a grande maioria das pessoas pode supor. “O Exército é protagonista do desenvolvimento dessa região, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil”, disse na manhã desta quarta-feira, durante reunião de diretoria da Acic, o General Marcos Americo Vieira Pessôa, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

A Brigada, com todas as suas unidades que cobrem parte considerável do território paranaense, é responsável por injetar cerca de R$ 400 milhões por ano na economia regional. “O Exército, além de sua importância para o processo de desenvolvimento econômico do Oeste, tem forte conexão com a história da região, principalmente devido ao pioneirismo da presença dele, e também é fundamental ressaltar a integração de nossas unidades com a comunidade que forma essa parcela do território do Estado”, pontuou o General Americo.

“Temos uma grande dívida de gratidão com o Exército Brasileiro. Se não fosse por ele e pela sua atuação, o Oeste do Paraná não seria nosso. Ele é responsável pela transformação das comunidades nas quais atua e dá imprescindível colaboração ao processo educacional de nossos jovens, que são formados para ser cidadãos honrados e defensores da pátria”, disse o presidente da Coopavel, o Amigo do Exército, Dilvo Grolli. “A Acic, os empresários e a população do Oeste têm o Exército na mais elevada estima por tudo o que representa ao País e aos brasileiros”, citou o presidente da associação comercial, Genesio Pegoraro.

Linha do tempo

O General Americo apresentou uma linha do tempo que mostra a participação e a presença do Exército, no interior do Paraná e no Oeste, há mais de 200 anos. “Nossas forças chegaram a partir dos anos de 1700, quando os portugueses se estabeleceram em Curitiba”. A primeira expedição ao interior ocorreu em 1768 e um ano depois outra alcançou a fração conhecida por República Del Guairá, hoje o município de Guaíra, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Em 1810 foi implantado o Fortim do Atalaia, de onde se originou o município de Guarapuava.

Setenta e dois anos depois foi criada a colônia militar do Chopin, no Sudoeste – apenas a partir da década de 1970 é que houve a separação geográfica conhecida como Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, e outras do Paraná. Também em 1882 aconteceu a instalação da colônia militar de Foz do Iguaçu. “Quando o Exército chegou ao Extremo-Oeste não havia a presença do Estado brasileiro”, recordou o comandante da 15ª Brigada. Em 1902, a região recebeu o então General Rondon (que ficou conhecido como Marechal Cândido Rondon), que esteve em Catanduvas, onde foi instalada a primeira linha telegráfica do Oeste, a única ligação então existente com o Brasil. Ali, 22 anos depois, seria ponto determinante para o fim da Revolta de 1924.

No ano de 1932 foi criada a unidade militar de Foz, transformada então em Companhia Independente de Fronteira e em Batalhão de Fronteira. Quinze anos mais tarde o Exército implantou um Destacamento de Fronteira em Guaíra. Em 1965 surge a Companhia de Infantaria, em Apucarana, e cinco anos mais tarde o Grupo de Artilharia de Campanha em Guarapuava. Em 1971, é criado o  2º Grupamento de Fronteira que, transferido para Cascavel, torna-se o embrião da 15ª Brigada, consolidada em 1980.

O 33º Batalhão de Infantaria, sediado em Jaguarão, no interior do Rio Grande do Sul, foi transferido para Cascavel em 1982 e em 1988 aconteceu a inauguração do 15º Blog (Batalhão Logístico). Mais recentemente, no ano de 2017, ocorreu a implantação da Companhia de Comunicações Mecanizada. O General Americo citou outras contribuições importantes do Exército ao Oeste e ao Paraná. Em 1940, o Correio Aéreo Militar atendia Cascavel (não havia Força Aérea ainda); em 1944 o Exército aprimorou a rodovia BR-277; em 1950 fez o mapeamento do território do Estado e em 1990 construiu a Ferroeste, um sonho alimentado há mais de cem anos.

Vanguarda

O General Americo destacou que a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada faz parte do processo de transformação do Exército, para adaptar a força militar aos desafios do século 21. A 15ª Brigada participa de dois relevantes programas estratégicos do Exército, tendo sido pioneira no recebimento do Guarani (veículos blindados) e estando em vias de ser integrada ao Sisfron (Sistema de Integração de Monitoramento da Fronteira). Entre seus atuais vetores de atuação, estão Força de Prontidão (para defesa da soberania e fronteiras), Apoio a Órgãos Internacionais (certificado pela ONU) e Operações em Faixa de Fronteira.

Legenda: General Americo, o presidente da Acic, Genesio Pegoraro, e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli

Crédito: Assessoria

Voltar