Notícias


Imagem Notícia

Acic apoia e parabeniza prefeitura por ações da Semana do Trânsito

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, foi um dos líderes locais que participaram, na tarde de segunda-feira, da abertura oficial das atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Cascavel. A programação foi lançada durante a Escola de Governo, uma das práticas adotadas e que viraram tradição na gestão do prefeito Leonaldo Paranhos.

A presidente da Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), Simoni Soares, apresentou estatísticas que mostram avanços na área. Uma das mais importantes é quanto à diminuição de mortes em acidentes e outras ocorrências, com redução de 55% no comparativo de janeiro a agosto deste ano ante ao mesmo período de 2021.

“Esse é o menor número já registrado desde que o órgão municipal de trânsito atua em Cascavel, há 20 anos”, afirmou Simoni. A queda é, na opinião da presidente da Transitar, resultado de um esforço conjunto e da conscientização das pessoas. “Tudo o que fazemos na área informativa e educativa é para que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres adotem novos hábitos no trânsito, e isso vem acontecendo em benefício de todos”, destacou ela.

Um dos aliados da Transitar nesse projeto é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Trata-se de uma ação conjunta com a participação de outros órgãos públicos com apoio da imprensa e de toda a comunidade. “O trabalho conjunto e o esforço integrado, com o tripé engenharia, fiscalização e educação para o trânsito como as ações responsáveis pela redução de mortes traz bons resultados”, reconheceu o inspetor Ricardo Salgueiro, da Polícia Rodoviária Federal.

O presidente da Acic entende que a construção de um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos que dele fazem parte. “A adoção de pequenas atitudes, como utilizar a seta regularmente, obedecer a velocidade sugerida e a sinalização, além de praticar gentilezas, faz bem e gera mais segurança a todos”, observa Genesio Pegoraro, animado com os números apresentados pela Transitar durante a Escola de Governo. “A administração pública, a Transitar e a comunidade estão de parabéns”, afirma ele.

Multissetorial

A coordenadora de Educação da Transitar, Luciana de Moura, informou que durante toda esta semana serão realizadas atividades de orientação sobre atitudes para um trânsito mais seguro. “Vamos desenvolver um trabalho multissetorial, envolvendo a todos em ações com enorme impacto no cotidiano das relações de trânsito locais”, de acordo com ela. A Semana do Trânsito contará com ações em vários pontos da cidade. Haverá atividades em escolas, envolvendo alunos e pais, fiscalizações em ruas e avenidas para ressaltar a importância do uso de segurança, além da realização de concurso de desenhos e muitas outras atividades.

Legenda: A construção de um trânsito mais seguro depende de todos

Crédito: Divulgação

Voltar