Oito entidades empresariais catarinenses se uniram
para bancar um estudo técnico para apurar as vantagens da implantação de um
ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó. Com a confirmação da viabilidade, o
presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Lenoir Broch,
arregimenta forças e estratégias para tentar viabilizar o traçado. Na manhã
desta sexta-feira, dois emissários de Lenoir estiveram na Acic, em Cascavel, e
foram recebidos pelo presidente Genesio Pegoraro e pelo presidente do Codesc
(Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável) Alci Rotta Júnior.
A diretora de Inovação da Acic de Chapecó,
Carolina Dallacorte, e o advogado Leonardo Ribeiro Silva, vieram propor a
realização, em 2023, de um amplo seminário para debater ações que possam, no
futuro, consolidar a ligação de 263 quilômetros entre as duas cidades. Chapecó
está no centro da maior região agropecuária de Santa Catarina e onde atuam
algumas das principais empresas do setor de proteínas do Brasil e do mundo.
Atualmente, a região importa cinco milhões de toneladas de grãos (milho, soja e
farelo de soja) do Mato Grosso e do Paraguai. “E tudo por caminhões”, observa
Leonardo.
“Estudos mostram que empregar o modal ferroviário
reduz em até 30% os custos com escoamento”, lembrou Alci. O traçado entre
Cascavel e Chapecó facilitaria a chegada de grãos ao interior catarinense e
criaria um novo canal de exportação de contêineres carregados de carnes de
frango e suínos destinados a vários destinos do mundo. Hoje, o escoamento é feito
pelo porto de Itajaí, a mais de 600 quilômetros de distância, e então com a
ferrovia migraria para Paranaguá.
A extensão entre dois polos do agro nacional fortaleceria
ainda mais o Oeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina, modelos de produção
de grãos e proteínas, segundo Genesio Pegoraro. “A Nova Ferroeste já venceu
inúmeros passos e com suas ligações também ao interior do Mato Grosso do Sul e
a Foz do Iguaçu, e com melhorias no traçado de Guarapuava a Paranaguá, teremos
então em Cascavel um dos maiores entroncamentos ferroviários do Brasil e da
América do Sul”, ressalta o presidente da Acic. A proposta de um grande encontro
em 2023 é para aprofundar a proposta dessa nova extensão e para conectar, de
vez, o Sul à malha ferroviária, segundo Carolina.
Similaridades
Cascavel e Chapecó têm algumas similaridades.
Ambas são referências de desenvolvimento em suas regiões - o Oeste do Paraná e
o Oeste de Santa Catarina. Elas estão no centro de duas importantes regiões
produtoras de grãos e carnes e extraem da agropecuária cerca de 30% do seu PIB.
O território abrangido pelas duas abriga algumas das maiores cooperativas e
agroindústrias brasileiras e estão a cerca de 500 quilômetros das capitais
(Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) e, a respectivamente, a 500 e a 600
quilômetros do litoral do seu estado.
Legenda:
Leonardo, Carolina, Genesio e Alci Rotta: um debate sobre o futuro
Crédito:
Assessoria