Estudo confirma viabilidade de ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó

Oito entidades empresariais catarinenses se uniram para bancar um estudo técnico para apurar as vantagens da implantação de um ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó. Com a confirmação da viabilidade, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Lenoir Broch, arregimenta forças e estratégias para tentar viabilizar o traçado. Na manhã desta sexta-feira, dois emissários de Lenoir estiveram na Acic, em Cascavel, e foram recebidos pelo presidente Genesio Pegoraro e pelo presidente do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável) Alci Rotta Júnior.

A diretora de Inovação da Acic de Chapecó, Carolina Dallacorte, e o advogado Leonardo Ribeiro Silva, vieram propor a realização, em 2023, de um amplo seminário para debater ações que possam, no futuro, consolidar a ligação de 263 quilômetros entre as duas cidades. Chapecó está no centro da maior região agropecuária de Santa Catarina e onde atuam algumas das principais empresas do setor de proteínas do Brasil e do mundo. Atualmente, a região importa cinco milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo de soja) do Mato Grosso e do Paraguai. “E tudo por caminhões”, observa Leonardo.

“Estudos mostram que empregar o modal ferroviário reduz em até 30% os custos com escoamento”, lembrou Alci. O traçado entre Cascavel e Chapecó facilitaria a chegada de grãos ao interior catarinense e criaria um novo canal de exportação de contêineres carregados de carnes de frango e suínos destinados a vários destinos do mundo. Hoje, o escoamento é feito pelo porto de Itajaí, a mais de 600 quilômetros de distância, e então com a ferrovia migraria para Paranaguá.

A extensão entre dois polos do agro nacional fortaleceria ainda mais o Oeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina, modelos de produção de grãos e proteínas, segundo Genesio Pegoraro. “A Nova Ferroeste já venceu inúmeros passos e com suas ligações também ao interior do Mato Grosso do Sul e a Foz do Iguaçu, e com melhorias no traçado de Guarapuava a Paranaguá, teremos então em Cascavel um dos maiores entroncamentos ferroviários do Brasil e da América do Sul”, ressalta o presidente da Acic. A proposta de um grande encontro em 2023 é para aprofundar a proposta dessa nova extensão e para conectar, de vez, o Sul à malha ferroviária, segundo Carolina.

Similaridades

Cascavel e Chapecó têm algumas similaridades. Ambas são referências de desenvolvimento em suas regiões - o Oeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina. Elas estão no centro de duas importantes regiões produtoras de grãos e carnes e extraem da agropecuária cerca de 30% do seu PIB. O território abrangido pelas duas abriga algumas das maiores cooperativas e agroindústrias brasileiras e estão a cerca de 500 quilômetros das capitais (Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) e, a respectivamente, a 500 e a 600 quilômetros do litoral do seu estado.

Legenda: Leonardo, Carolina, Genesio e Alci Rotta: um debate sobre o futuro