Capacidade de sempre aprender é o maior diferencial de hoje, afirma Karnal

A ilusão da vida perfeita e o mundo de faz de conta disseminado pelas redes sociais ainda encontram nichos de resistência. São poucos os que conseguem, com elegância e profundidade, capturar os benefícios das novas tecnologias e, ao mesmo tempo, dar um choque de realidade em seus usuários, até mesmo nos mais entusiasmados e contumazes. Esse é um dos talentos que fazem de Leandro Karnal um dos mais admirados, comentados e seguidos pensadores e cronistas da atualidade pós-moderna brasileira.

Durante noventa minutos da noite de terça-feira, no Teatro Municipal, Karnal apresentou uma leitura ampla e sem maquiagem de uma das eras mais fascinantes da história do homem. De um momento no qual a essência de tudo o que a civilização construiu ao longo dos milênios é confrontada pelo fascínio e possibilidades do universo digital. Natural de São Leopoldo, interior do Rio Grande do Sul, Leandro Karnal descende de uma família de lavradores. Do pai, um advogado com mais de 50 anos de carreira, vem o gosto pela leitura e pela constante busca do saber.

No início da década de 1980, Karnal morou em Cascavel, uma cidade muito diferente do que é hoje, época da qual ele guarda boas recordações. “Cascavel mudou muito, como todos mudamos o tempo todo. Vivemos um momento histórico, do qual ninguém tem memória de ter experimentado antes, já que o mais recente período do fim de uma pandemia é o ano de 1918. O ritmo da história avançou. Tudo ficou virtual. A aceleração é uma das principais consequências das grandes revoluções e precisamos nos adaptar a ela”, afirmou o historiador, filósofo e escritor na abertura da 13ª edição do Conexão Acic.

O meu tempo é o agora e os diplomas importantes de alguns anos atrás ficaram no passado. “O mundo se transforma rapidamente e com ele novas habilidades precisam ser adquiridas e construídas simultaneamente. É preciso aprender mais, atualizar-se, desafiar-se. Ficar parado não é uma opção”. Karnal citou Heráclito, um dos grandes pensadores da Grécia antiga, que disse há dois milênios: “Tudo está em eterna mudança. Tudo flui e nada permanece. A única coisa que não muda é que tudo muda”.

A infância das pessoas que hoje têm 50, 60 anos é muito diferente dessa das crianças de agora. Há quase três mil anos se fala que a próxima geração, em função dos seus hábitos e preferências, está perdida, mas a “tragédia” não é tão severa quanto àquela que se anuncia. A capacidade que conta nesse novo mundo, de acordo com Leandro Karnal, é o de continuar aprendendo. A inteligência e a criatividade seguirão como dois elementos fundamentais às profissões do futuro, afirmou, destacando que a saúde mental será o grande patrimônio e o tempo livre o maior trunfo das pessoas de sucesso.

Quem manda?

O novo mundo é uma máquina de produção de neurose e das mais diferentes psicoses e manter-se minimamente saudável e equilibrado exige posturas decididas e corajosas. Mesmo reconhecendo os atrativos das novas invenções, Karnal falou da necessidade de, em alguns momentos, mostrar ao celular quem manda. As notificações e as mídias sociais não podem interferir nas relações familiares e muito menos nos necessários momentos de reflexões individuais.

O historiador disse que a idade deixa de ser limitador ou desculpa para iniciar um novo projeto ou para buscar uma nova habilidade. “Você pode não ser o melhor nesse novo ofício ou experiência, mas atingir um pouco sempre é melhor do que nada”. Esse novo mundo é também um campo de vastas possibilidades ao empreendedorismo e às empresas. Basta querer começar, ter humildade e procurar ajuda para se integrar a ele.

Karnal falou da urgência de deixar a zona de conforto e afirmou que os boletos, que exigem pagamentos pontuais para garantir mimos e necessidades básicas, são o melhor recurso, ou o melhor companheiro, para manter qualquer um conectado à realidade.

Patrocínios e parceiros

Uma das inovações para a edição deste ano do Conexão Acic é o patrocínio da Cota Diamante. Assim, a palestra de Leandro Karnal foi assinada pela Construtora JL. A palestra com Martha Gabriel, sobre Metaverso no próximo dia 21, será assinada pela Itaipu; e a palestra com Augusto Nunes, dia 27, sobre Cenários econômicos e políticos, pela Amexcom.

Além dessas empresas, são patrocinadores do Conexão 2022 também Garantioeste, Nutricard, Sicoob, Unicred, BRDE, Bertoni, Ilumisol e Sicredi. E os parceiros são: Suelem Mealho, Hotel Caiuá, Sebrae, Gugielmin, Unimed, Secom, Prefeitura de Cascavel, NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo), Salla Decor e Pontual Lead.

Legenda: Leandro falou, para público de 500 pessoas, sobre Recriar, reinventar ou desaparecer

Crédito: Eron Zeni

Box