As estratégias da Fundetec para incentivar a inovação

Acic e prefeitura levaram o assunto para o Show Rural Coopavel de Inverno, realizado de terça a quinta, em Cascavel

Diretores da Acic tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as estratégicas de estímulo à inovação da Fundetec, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, nesta semana no Espaço Impulso, no Show Rural Coopavel. A apresentação aos empresários e convidados foi feita pelo presidente Alcione Gomes.

Em 2017, a Fundação contava com quatro empresas incubadas e apenas uma delas da área da inovação. Mudanças na metodologia permitiram ajustes que corrigiram a realidade do ambiente, hoje com 43 empresas incubadas, inclusive algumas de outros municípios e regiões. O foco das ações passou a ser o seu parque de agroinovação, conectado a uma das principais vocações do município e da região.

Alcione falou do Centro Incubador Tecnológico, do Espaço Criar e do Progeti, programa lançado com o desafio de formar cinco mil programadores até o fim de 2025. “O mundo tem uma crise de programadores. Há carência desse profissional indispensável nesse novo universo empreendedor. Apenas no Oeste do Paraná há déficit de 1,5 mil profissionais com essa habilidade”, de acordo com o presidente da Fundação. Trezentos profissionais já foram formados pelo projeto, resultado de parceria com várias instituições.

Uma das principais características do Progeti é envolver desde crianças em temáticas ligadas às novas tecnologias. Alcione falou aos empresários também sobre a Agrotec (Escola de Agroinovação) e do Laboratório de Água e Alimentos – no total são quatro laboratórios, outros destinados também a solos e a sementes. “Atuamos, entre outras disciplinas em nossas estruturas, com ciências agrárias, bioenergia, biotecnologia e energias renováveis. E queremos chegar mais longe, agregando também conteúdos até sobre inteligência artificial e outras matérias igualmente avançadas”.

O presidente da Fundetec falou da finalidade de programas de estímulo à prática inovadora como o Radar da Inovação, Technovação, Vila Tech e do futuro Centro de Inovação, um hub projetado para compartilhar conhecimentos e inovações. O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, entende a inovação como uma realidade irreversível. “Cascavel é um centro pulsante de ações e atores integrados a essa nova forma de produzir e empreender. A AcicLabs, aceleradora e hub da associação comercial, é parceira da Fundetec e do Espaço Impulso, alguns dos integrantes do Sistema Regional de Inovação Iguassu Valley.

Legenda: O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, durante encontro com empresários no Espaço Impulso