Mobilização de entidades e profissionais fortalece o Tributo à Cidadania

Entidades, profissionais e comunidade intensificaram há alguns meses parceria para, gradualmente, melhorar os resultados das destinações ao Tributo à Cidadania, ação que contribui na captação de recursos para projetos de atenção à criança, infância, idoso e também ao esporte, à cultura e a alguns casos ligados à saúde. Em comparação aos oito primeiros meses de 2021, há crescimento nas destinações deste ano, informou durante reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, o secretário municipal de Ação Social Hudson Moreschi.
De janeiro a agosto, as destinações aos fundos da criança e do idoso cresceram 33%. Em 2021, o valor conseguido foi de R$ 725 mil e agora, em 2022, chega a R$ 970,6 mil, crescimento de R$ 245,65 mil – destinações de pessoas físicas e jurídicas. Com o uso da Darf por pessoas físicas, o valor destinado aos fundos chegou a R$ 757,9 mil (R$ 445 mil para o Idoso e de R$ 312 mil para o Fundo da Criança), elevação de R$ 184 mil ante aos R$ 573 mil conseguidos no ano anterior.
O presidente do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel), Diego Paim, informou que a união de forças começa a trazer bons frutos. No entanto, diante do valor possível de destinações (na casa de R$ 14 milhões por ano), é possível avançar muito mais. O secretário Hudson destacou que é fundamental também as entidades beneficiadas incluir mais projetos no site Assistir Vidas, homepage que os destinadores podem acessar para escolher a ação que querem contemplar.
“O resultado deste ano já é uma vitória importante, mas é possível avançar ainda mais e vamos avançar”, disse o presidente da Acic, Genesio Pegoraro. As destinações são feitas por pessoas físicas e jurídicas a partir do Imposto de Renda devido, segundo percentuais definidos pelo governo e Receita Federal. As destinações, ao contrário de anos anteriores, agora podem ser feitas o ano todo. O encontro desta manhã, na Acic, definiu que a parceria das entidades e profissionais seguirá e será ampliada ainda mais.

Legenda: William Fischer Jr, Diego e Hudson durante reunião de diretoria da Acic