As lições de Israel à inovação do Oeste do Paraná

Oficialmente criado em 1948, Israel é conhecido pelo seu alto desenvolvimento tecnológico e pelo uso da inovação para enfrentar alguns dos maiores e mais antigos adversários do território. Associado a uma grande startup, Israel é dono de um ecossistema que pode servir para melhorar o desempenho das mais diferentes empresas e do setor produtivo do Oeste do Paraná. “É possível aprender muito com o que eles têm feito lá”, admite o presidente do SRI Iguassu Valley e vice-presidente da Acic para Assuntos da Inovação, Jadson Siqueira.

Jadson integrou recentemente uma missão internacional que esteve em Israel para conhecer particularidades que fazem do país um case de sucesso na área do conhecimento aplicado. Com apenas 21 mil quilômetros quadrados (tamanho do Oeste) e com 9,4 milhões de habitantes (inferior à população do Paraná), Israel é modelo em desenvolvimento, educação e qualidade de vida. “Eles têm 14 prêmios Nobel, e o Brasil tem quantos”, perguntou Jadson aos empresários que participaram, na noite de quinta-feira, da reunião empresarial da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. E todos sabiam a resposta: O Brasil não tem nenhum prêmio Nobel.

As dificuldades históricas e naturais impostas a Israel ajudam a entender a dedicação em construir barreiras contra seus adversários. “Se não fossem as tecnologias e os avançados sistemas bélicos, certamente Israel e seu povo não existiriam ou estariam subjugados”, conforme Jadson. As tecnologias de irrigação desenvolvidas e aplicadas no País, que está em uma área árida, estão entre as mais avançadas do mundo e, atualmente, 54% da população israelense vive das exportações de suas criações high tech.

Personalidades

Jadson citou a história de três personalidades que, devido às suas semelhanças e empreendedorismo, contribuem para colocar Israel em evidência global. Ele falou de Matan Bem-gigi e Koby Richter, Ceos de empresas de inovação, e do ex-primeiro ministro e ex-presidente Shimon Peres. “Os três atuaram nas forças armadas, deram enormes contribuições ao esporte e têm o empreendedorismo como vocação. São três exemplos de cidadãos preparados para ajudar a fazer a diferença no seu país”, conforme o presidente do Iguassu Valley.

Diante de tudo o que viu no Oriente Médio, Jadson entende que boas práticas empregadas por Israel podem turbinar ainda mais a inovação no Oeste do Paraná. “Diferente de outros ecossistemas de inovação, o de Israel foi planejado e então é possível seguir a fórmula”. O SRI Iguassu Valley conquistou recentemente prêmio nacional da CNI (Confederação Nacional da Indústria) como melhor ecossistema consolidado do Brasil. Para isso, precisou derrotar dois adversários de tradição, os ecossistemas de Campinas e Curitiba.

Legenda: Jadson é presidente do SRI Iguassu Valley e vice da Acic para Assuntos da Inovação