Acic reforça comitiva do Oeste em encontro na Itaipu e pede por obras

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, integrou uma comitiva de empresários do Oeste que esteve em audiência na manhã desta quarta-feira na Itaipu, em Foz do Iguaçu. A caravana foi formada por diretores do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) e de Aces da região, entre elas a de Cascavel.

Os empresários foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Almirante Anatalício Risden, pelo diretor de Coordenação general Luiz Felipe Kraemer Carbonell e pelo gerente do Departamento de Interação Regional Haroldo Virgilio. “Foi uma grande alegria poder estar em Foz do Iguaçu e ser recebidos pelo alto comando de uma empresa que é exemplo para o mundo na geração de energia limpa e renovável”, observa o presidente da Caciopar, Flavio Gotardo Furlan.

Há alguns meses, o Almirante Risden participou de um encontro com líderes na Acic, em Cascavel, e recebeu a solicitação de a hidrelétrica financiar os projetos do Anel Viário do município. No encontro, além de buscar informações sobre esse tema (que está em análise técnica), Genesio Pegoraro levou outra reivindicação considerada importante pela administração pública municipal e por entidades produtivas locais.

“Pedimos ao comando da Itaipu colaboração nos projetos e na execução das obras de revitalização da avenida Piquiri, uma das principais conexões urbanas de Cascavel”, diz Genesio. A exemplo do que ocorre neste momento com os projetos do Anel Rodoviário, os diretores da binacional disseram que o assunto vai ser analisado pelos seus departamentos técnicos.

A Itaipu colabora com várias obras estratégicas na região, bem como em Cascavel. Entre elas estão, a duplicação do trecho de 17 quilômetros do Contorno Oeste, que liga as BRs 163, 277 e 467, e a duplicação da BR-277 no percurso compreendido entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal e o trevo de São João, nas proximidades da Ferroeste e do Terminal de Contêineres da Cotriguaçu.

Legenda: Autoridades do Oeste em visita a diretores da Itaipu, em Foz do Iguaçu