GPTW certifica 14 sócias da Acic por qualidade em ambiente de trabalho

Catorze empresas associadas à Acic acabam de ser certificadas pelo GPTW, o Great Place To Work, um método desenvolvido nos anos 1980 para avaliar e estimular ambientes de trabalho melhores e mais produtivos. O anúncio dos novos certificados aconteceu na manhã desta terça-feira em evento on-line com a participação do embaixador do GPTW Hilgo Gonçalves e do presidente da associação comercial, Genesio Pegoraro.

A parceria entre Acic e GPTW acontece há quatro anos. Segundo o presidente Genesio, a entidade se sente feliz em participar, porque essa é uma metodologia que alcança bons resultados. “Há ganhos a todos, tanto para o colaborador quanto ao empresário e para o consumidor final. Preocupar-se com a qualidade dos funcionários é investir em mais harmonia no ambiente de trabalho com a valorização do senso de pertencimento”. Segundo o gerente Cesar Ioris, ter a marca GPTW na empresa é um diferencial.

O embaixador do Great Place To Work no Brasil, Hilgo Gonçalves, destacou que a parceria com a Acic foi construída para melhorar o clima organizacional das empresas. “Tratando bem as pessoas há vários benefícios, principalmente longevidade para o negócio. Quando eu estou feliz eu atendo melhor o cliente se sente bem e volta para comprar. Esse consumidor também vai falar bem da empresa para os outros. Por isso é tão determinante investir nas pessoas”, segundo Hilgo. Todo dia deve ser o dia do cliente, ressaltou o embaixador do GPTW.

A Acic tem nessa parceria a colaboração de uma das maiores certificadoras do mundo, que está em 97 países. Toda empresa com mais de dez colaboradores e associada pode, seguindo os passos orientados, chegar à certificação. Ela precisa aplicar uma pesquisa organizacional (respostas espontâneas), alcançar mostra mínima e com nota acima de 70 estará certificada. Nesta edição, com 14 empresas certificadas, são impactadas mais de 9,5 mil pessoas. No Brasil, o método já alcança mais de dois milhões de pessoas, dessas 150 mil apenas no Paraná.

O índice de confiabilidade na pesquisa é de 85. Cinco pilares de análise fazem da empresa um bom lugar para trabalhar: credibilidade (nota 85), respeito (84), imparcialidade (82), orgulho de pertencer (88) e camaradagem (86). A pesquisa também procura entender os principais motivos de permanecer na empresa: oportunidade de crescimento e desenvolvimento (esse foi o mais votado pelos colaboradores), qualidade de vida, alinhamento de valores e remuneração e benefícios. São destacados ainda aspectos como liderança inspiradora, respeito à diversidade, treinamentos, e poder se sentir protagonista e participante no dia a dia da organização.

Novos certificados

A edição de 2021 do GPTW certifica as seguintes empresas associadas: Enova, na categoria de 10 a 29 colaboradores; de 30 a 99: Biovel, Brunetto Contadores, Saraiva de Rezende, Cresol Progresso, Mundial Telecom e Sovis Tecnologia da Informação, de 100 a 499 Datacoper, Doce Docê, Grupo Open e Sicoob Credicapital; de 500 a 999 Governança Brasil, e acima de mil colaboradores Primato Cooperativa Agroindustrial e Festval.

Legenda: O anúncio das certificadas foi em reunião on-0line. A quinta edição já está com inscrições abertas e podem ser feitas até 10 de dezembro. Para mais informações, procure a Acic