Empresa+ supera a expectativa de participantes

Os primeiros encontros do treinamento especial Empresa+, exclusivamente destinado a integrantes de núcleos do Programa Empreender da Acic, já acontecem. O primeiro módulo, com turma de 20 alunos, é sobre Gestão estratégica de negócios. Os conteúdos são repassados pela professora e consultora Olga Tschá.

Essa primeira fase busca não apenas repassar aos gestores conhecimentos sobre estratégica, mas fazer com que eles se enxerguem como empreendedores, reconhecendo suas habilidades e então, a partir disso, ter e mãos ferramentas para tomar decisões mais assertivas ante aos desafios. “O que se percebe é que falta a muitos empresários conhecimentos para enfrentar seus medos e suas dificuldades e, a partir disso, criar estratégias eficientes de crescimento, de mudanças, aproveitando as oportunidades do mercado”, segundo Olga.

A primeira etapa trabalhou o comportamental e a sensibilização da necessidade de trabalhar não só olhando para o resultado financeiro, que é muito importante, mas para uma visão sistêmica, para o todo. “Toda empresa é feita de mente, corpo e alma, estratégia, estrutura, equipamentos e pessoas. É imprescindível conectar tudo e construir um autodiagnóstico para entender o seu nível de gestão, o que se precisa desenvolver e aperfeiçoar”, destaca a professora, que também participa da construção do planejamento estratégico, com indicadores e metas de onde cada participante quer fazer a sua empresa chegar.

Acima da expectativa

Segundo a participante Maria Carolina Gurgacz, coordenadora do Núcleo Acic Mulher, o curso Empresa+ tem sido incrível. “Eu tinha boas expectativas, porque sempre espero coisa boa da Acic. Porém, elas foram todas superadas. Os conteúdos apresentados são ótimos e muito bem elaborados, com embasamento científico e testados na prática. Além disso, temos colegas super legais na sala e um delicioso coffee. O mais maravilhoso de tudo é que o preço final ficou bem acessível para os nucleados”.

Quatro meses

O Empresa+ é uma iniciativa da Acic desenvolvida para solucionar uma necessidade urgente: a carência de conhecimentos e informações de qualidade para diferentes segmentos da área empresarial. “Os resultados dos dois primeiros encontros são fantásticos, atendendo exatamente o que, desde o início, queríamos que fosse trabalhado e alcançado”, observa o diretor de núcleos da entidade, Thiago Munhois. “Estamos muito animados, porque o feedback recebido até agora mostra que estamos no caminho certo”, diz o presidente Genesio Pegoraro.

Módulos

O objetivo do Empresa+ é aprimorar e alavancar a gestão das empresas com base nos pilares da administração. Mais do que levar informações precisas aos gestores e empresários, o programa se transforma em uma ferramenta facilitadora, mostrando em cada encontro, que com informação de qualidade é possível mudar, evoluir e extrair mais de suas empresas”, diz a coordenadora de Marketing e Soluções, Andrea Marcon.

O treinamento terá duração de quatro meses, com nove módulos totalizando 90 horas de capacitação e uma hora de consultoria personalizada. Os módulos, com encontros até outubro, são os seguintes: Gestão financeira, Inovação, Gestão comercial, Gestão de Pessoas, Gestão de processos, Liderança, Gestão logística e Licitações.

Legenda: Alunos com a professora do primeiro módulo, Olga Tschá