Stein fala de estratégias do Sebrae para ajudar a fortalecer empresas

O Paraná tem 1,6 milhão de empresas formalizadas e, dessas, 1,4 milhão são pequenos negócios. O Sebrae, estrutura criada para estender a mão à micro e à pequenas empresas, alcança 26% desse universo, contribuindo para melhorar indicadores sociais e econômicos nas mais diferentes regiões do Estado. O gerente regional Oeste, Augusto César Stein, falou a empresários na Acic sobre estratégias empregadas pelo Serviço para conectar empreendedores a um universo empresarial em constante mudança e também repleto de possibilidades.

O Oeste tem 99% de suas empresas na classificação de microempreendedores individuais, de micro e pequeno portes. O Sebrae conta, para disseminar informações especializadas, estrutura formada por uma regional, três escritórios, oito pontos de atendimento em parceria com associações comerciais e 52 salas do empreendedor, que funcionam em convênio com prefeituras. O Paraná é o segundo estado com o maior número de empresas do País, atrás apenas de São Paulo, por isso as ações de suporte precisam ser assertivas, conforme Stein.

A regional Oeste atende 67 municípios e apesar de suas limitações o órgão tem uma equipe que conhece bem a realidade territorial e do setor produtivo. Além de uma rede própria de soluções, o Sebrae conta com parceiros que ampliam o portfólio de produtos e serviços. Das empresas da região, citou o gerente, apenas 1,5% podem ser classificadas como inovadoras. As outras são tradicionais, com realidades muito particulares. E como atender bem a um escopo tão diverso de empreendimentos, perguntou Stein.

O foco central é contribuir com informações que melhorem a gestão e também a sua inserção dela no mercado, ampliando gradualmente desempenho e resultados. “Promovemos intervenções segundo a realidade e o perfil da empresa”, observa o gerente, informando que em 2021 cerca de 51 mil, da base da pirâmide de desenvolvimento, foram atendidas e apenas algumas com potencial mais elevado recorreram aos aconselhamentos do órgão. No aspecto da potencialização, Augusto Stein disse que o Sebrae trabalha por cadeias de valor, integrando seis áreas – agro, alimentos, indústria 4.0, cidades inteligentes, saúde e varejo.

O Sebrae Oeste também está envolvido em várias ações, entre elas no ecossistema regional de inovação. “Estamos muito atentos a essa questão e ao movimento das startups”. O Serviço atua ainda com aspectos ligados a ambiente de negócios, educação empreendedora e liderança. “Atuamos em 129 municípios paranaenses que, juntos, respondem por 83% do PIB do Paraná”, afirmou Stein. O projeto de educação empreendedora já alcançou 13 mil professores e 290 mil alunos no Estado.

Legenda: Augusto (na esquerda) durante encontro com empresários na Acic