Notícias


Imagem Notícia

Artigo Núcleo Idiomas: Meu filho(a) bilíngue

A importância de aprender inglês é velha conhecida nossa. Porém, muitas dúvidas ainda pairam sobre os pais em qual seria a idade ideal para iniciar aquisição de uma segunda língua.
O medo de expor as crianças pequenas a uma segunda língua geralmente está associado ao receio dos pais de que isso atrapalhe as crianças na alfabetização da língua materna. Mas isso não acontece, ao contrário!
Um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que o ideal é que as crianças aprendam outro idioma enquanto aprendem a língua nativa. Pois, de acordo com cientistas britânicos e americanos nos primeiros anos da infância o cérebro é mais plástico, ou seja, tem o poder de mudar de acordo com os estímulos. Isso explica porque a imersão de crianças em um ambiente bilíngue oferece melhor chance de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas.
Além da habilidade linguística, pesquisas comprovadas cientificamente da área de neurolinguística têm indicado que o aprendizado de um idioma na infância vai muito além da facilidade na aprendizagem. O bilinguismo traz inúmeros benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos, além de uma experiência bastante significativa que pode influenciar a eficiência do desenvolvimento infantil.
Logo, seguramente, o inglês para crianças é uma estratégia certeira. Afinal, o bilinguismo é, comprovadamente, uma das habilidades essenciais aos cidadãos do século XXI.
 
Cristina Tozzi – CNA IDIOMAS

Voltar