Senai e Acic somarão forças para divulgar e ampliar treinamentos

Há 45 anos, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) contribui para a formação de profissionais para o mercado de trabalho de Cascavel e região. Ligado ao Sistema Fiep, o Sesi/Senai conta com uma ampla oferta de capacitações, muitas gratuitas, e estruturas pensadas e desenvolvidas para melhorar a inserção das pessoas nos mais diversos segmentos do mundo produtivo. A partir de agora, a Acic vai ajudar a divulgar programas de cursos da instituição para melhorar ainda mais os números de formações técnicas e profissionais no município.

Durante reunião de diretoria da Acic, nesta quarta-feira, o coordenador de Educação do Senai Cascavel, Dilson Ledur, e o gerente de Educação e Negócios do Senai Oeste, Thiago D´Arisbo, falaram sobre as atividades do sistema. Além do Sesi e Senai, a Fiep também é formada pelo IEL e, juntos, têm por missão há mais de seis décadas contribuir para o desenvolvimento da indústria paranaense. Enquanto o Senai é específico para questões da indústria, o Sesi promove a qualidade de vida do colaborador e o IEL é responsável pela área de estágios.

O sistema industrial do Estado é responsável por 792 mil empregos e por 25% do PIB, o Produto Interno Bruto. Atualmente, são 54 mil as indústrias em atividade no Paraná abrangidas pela Fiep, que alcança também 108 sindicatos patronais. Sesi, Senai e IEL integram um sistema privado que busca, entre outros, desenvolver novas tecnologias e produtos inovadores, elevar a escolaridade dos trabalhadores, melhorar a gestão das operações, aprimorar a qualidade do ambiente institucional para a inovação, qualificar a mão de obra interna e encontrar trabalhadores qualificados.

O Senai, segundo Dilson, atua da iniciação profissional até as especializações, passando pela aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento profissionais, cursos técnicos, graduação tecnológica e pós-graduação. Ele também oferece consultorias, cursos in company, inovação, serviços de certificação de produtos, laboratoriais e de prototipagem. As principais áreas de atuação em Cascavel são cursos nos setores de metalmecânica, manutenções automotiva e elétrica, alimentos, construção civil, têxtil e vestuário. Parte dos treinamentos é gratuita.

É possível também, explicou Thiago, ofertar capacitações segundo necessidades específicas e também para empresas, de forma individualizada. Um dos desafios, reconheceram Dilson e Thiago, é encontrar meios de aumentar a frequência e a formação de alunos, aproveitando assim as oportunidades oferecidas por Cascavel e região, que são muitas.

Legenda: Thiago e Dilson durante reunião com empresários